Publicidade
Esportes
Craque

Ex-atleta marroquina Nawal El Moutawakel será homenageada nesta quinta-feira em Manaus

A cerimônia acontecerá na residência do presidente da Consudatle, Roberto Gesta. Nawal é um dos símbolos da revolução feminina no esporte 06/08/2015 às 11:03
Show 1
Nawal El Moutawakel hoje é vice-presidente do Comitê Olímpico Internacional
Camila Leonel Manaus

Um dos símbolos da revolução feminina no esporte, a ex-atleta marroquina Nawal El Moutawakel desembarca em Manaus no início da tarde desta quinta-feira. Campeã dos 400 metros com barreiras nas Olimpíadas de Los Angeles em 1984, Nawal foi à primeira mulher muçulmana e africana a conquistar um ouro nos Jogos Olímpicos. Como presidente da Comissão de Coordenação dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a marroquina de 52 anos, vem a Manaus para acompanhar a solenidade de lançamento do ano olímpico no Amazonas e para receber do presidente da Confederação Sul-Americana de Atletismo (Consudatle), Roberto Gesta,  o título de Dama do Esporte e da Confederação Sul-Americana de Atletismo.

Segundo o presidente da Consudatle, Roberto Gesta, o título será conferido pela contribuição de Nawal ao esporte. “A contribuição da Nawal para o atletismo, representa um avanço e um exemplo para as novas gerações, principalmente nos países árabes, onde ainda a mulher não tem um status”, explicou Gesta.


Presidente da Consudatle, Roberto Gesta

Nawal receberá o título às 20h30 durante um jantar na residência do presidente da Confederação, na Zona Oeste de Manaus. Na ocasião, também será homenageada a Rede Calderaro de Comunicação pela organização do Peladão.

“Nós queremos prestar uma homenagem ao Peladão. Manaus foi incluída nos Jogos Olímpicos por causa do futebol. E qual é o símbolo do futebol amazonense que é mais marcante do que o Peladão que está aí há mais de 40 anos? Nós somos uma Confederação de atletismo, mas apesar de ser de atletismo, a gente vê o Peladão como um projeto de cunho social”, disse.

Peladão
O Campeonato de Peladas do Amazonas, conhecido popularmente como Peladão, é o maior campeonato de futebol amador do mundo. Disputado anualmente desde 1973, foi fundado pelo jornalista Umberto Calderaro Filho, fundador da Rede Calderaro de Comunicação em 1972. O Peladão já chegou a reunir 800 times somente na categoria Principal.Winnetou Almeida.

Um exemplo para as novas gerações
Nawal nasceu em Casablanca, no Marrocos, e começou a treinar quando era adolescente, com 14 anos. O pai dela praticava judô, a mãe jogava vôlei e os cinco irmãos e irmãs faziam atletismo. No ano de 1980, o seu treinador, o francês Jean-François Coquand a aconselhou a optar pela prova de 400 metros com barreiras, antes de vencer os campeonatos da África nesta distância. A prova iria entrar pela primeira vez no programa olímpico.

Devido ao seu grande sucesso nas provas norte-americanas durante o início do ano de 1984, o Comitê Olímpico Marroquino decidiu selecioná-la para competir nos Jogos Olímpicos daquele ano realizados em Los Angeles. El Moutawakel era a única mulher na equipe. Em agosto de 1984, a atleta marroquina fez história, tornando-se, de uma só vez, a primeira mulher marroquina, africana e muçulmana a ser campeã olímpica.

Publicidade
Publicidade