Publicidade
Esportes
Abundância no Galo

Ex-Vasco, Abuda é anunciado como novo reforço do Rio Negro para o Barezão 2016

Atacante de 30 anos estava no Central de Caruaru e fechou com o Galo para a disputa do Barezão 2016. Abuda é considerado a "promessa" para tentar tirar o Rio Negro do jejum de 15 anos sem títulos 26/07/2016 às 10:15 - Atualizado em 26/07/2016 às 15:19
Show 20130117110234 capa
Abuda passou pelo Vasco em 2007 e é o mais novo reforço do Rio Negro para o Estadual deste ano (Foto: Reprodução/Internet)
acrítica.com Manaus (AM)

O Galo quer mesmo cantar no terreiro do Barezão 2016. Na manhã desta terça-feira (26), Adaílson Pereira Coelho, mais conhecido como Abuda, foi anunciado como o mais novo reforço do Rio Negro para o Campeonato Amazonense 2016. O atacante de 30 anos foi revelado no Corinthians e teve passagens por Vasco, estava no Central de Caruaru, de Pernambuco. O jogador deve se apresentar no Galo da Praça da Saudade até o fim de semana.

Depois do anúncio do técnico Dodô, Abuda é o nome mais forte e a promessa de jogador de renome que a diretoria barriga Preta prometia para tentar tirar o Galo da Fila de 15 anos sem títulos.

Ascensão e queda

Abuda foi revelado na base do Corinthians onde foi campeão da Copa São Paulo de 2004, mas um ano antes já havia brilhado com a seleção brasileira quando foi campeão Mundial Sub-17. Pelo profissional do Timão acabou não vingando e foi negociado em 2005 com o alemão Wolfsburg, equipe que pouco atuou, antes de ser emprestado ao Germinal Beerschot, da Bélgica.

Em 2007, saiu da Europa e veio parar no Vasco da Gama. No Cruzmaltino ficou marcado negativamente com a torcida, onde participou de 11 como titullar jogos e marcou apenas um gol. Depois seguiu para o Avaí. No time catarinense marcou cinco vezes em 14 apresentações. Seguiu sua peregrinação por Marília - onde teve maior êxito, marcado 11 gols em 7 jogos - e Brasiliense antes de retornar a Europa agora para jogar no Tours, da segunda divisão da França.

Andarilho da bola

Nascido em São Luis, no Maranhão, Abuda seguiu sendo dispensado pelos clubes do estado onde nasceu: Sampaio Corrêa-MA e Moto Clube-MA. Ainda passou pelo futebol dos Emirados Árabes (Dibba Al-Hisn) e de Portugal (União Leiria), além da terceira divisão do Japão (Gifu). 

A saga de Abuda continuou por Oeste-SP, Icasa-CE, Roma de Apucarana-SP, Operário-PR e Blumenau-SC. No ano passado, fez parte de um projeto no Fernandópolis, ao lado dos veteranos Müller e Alex Dias, ex-São Paulo. 

Atual temporada

Em 2016, portanto esse ano, Abuda já passou por Guarany de Sobral-CE, onde fez apenas um jogo, e no Central de Caruaru-PE. No Patativa (apelido do Central), o atacante atuou nos seis jogos do clube na Série D deste ano, sendo titular em quatro dos jogos, mas passando em branco em todos eles. O representante de Pernambuco no Grupo A6 do Brasileirão. 

No final da primeira fase, o Central acabou eliminado do torneio deixando a vaga escapar na última partida contra o Guarani de Juazeiro-CE, quando empatou em 1 a 1 em casa. Na ocasião, Abuda saiu do banco aos 30 minutos do segundo e um minuto depois perdeu um gol feito, justamente o tento que classificaria sua equipe para a sequência da competição.

 

 

Publicidade
Publicidade