Publicidade
Esportes
GRATUITO

Exposição 'Futebol, Arte do Povo' é inaugurada em Manaus

Exposição encontra-se no Manauara Shopping e teve início nesta sexta-feira (29) e ficará aberta ao público até o dia 4 de setembro, a entrada é gratuita 29/07/2016 às 13:38
Show aaaa
Exposição está localizada no Piso Tucumã, do Manauara Shopping (Foto: Divulgação)
Thaissa Cordeiro Manaus (AM)

Os Jogos Olímpicos ainda nem começaram, mas Manaus já entrou definitivamente no clima, antes mesmo da realização do Torneio de Futebol na cidade, nos dias 4, 7 e 9 de agosto. Na manhã dessa sexta-feira (29), foi inaugurada no Manauara Shopping, a exposição "Futebol, Arte do Povo" com peças raras disponibilizadas pelo ícone do desporto amazonense, Roberto Gesta. A exposição será gratuita e funcionará no horário do shopping, com encerramento marcado para o dia 4 de setembro.

O acervo conta com 30 peças, algumas raras como um par de chuteiras no ínicio do século XX, bola usada nas décdas de 1960 e 1970 (modelo da Copa do Mundo do México em 1970), a famosa "Brazuca", que foi a bola usada na Copa do Mundo do Brasil, em 2014. 

O presidente da Confederação Sulamericana de Atletismo (Consudatle) Roberto Gesta falou sobre a importância da coleção e do seu início no colecionismo  "Fui muito influenciado pelo meu avô materno quando tinha cinco anos de idade, acompanhava ele próprio, grande colecionador de selos e moedas do Brasil, ele me imputiu esse gosto pelo colecionismo, quando eu ingressei na direção de entidades esportivas no Brasil e no exterior, passei a desenvolver a temática voltada ao esporte e eu fui evoluindo ao longo dos mais de 40 anos de colecionismo", destacou Gesta.

'Jabulani' bola utilizada na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul (Foto: Divulgação)

Uma das principais peças da exposição são as medalhas da modalidade futebol dos anos de 1904 e 1908, Gesta dá detalhes sobre as raridades  "O futebol não foi realizada nos jogos de 1896, em Atenas, ele iniciou em 1900, não foi dada medalha as torcedores, começou em 1904, a competição foi realizada entre clubes. em 1908 foi competição de seleções, a de 1904 eu não encontrei outra, de 1908 também é bem difícil de ser achada, estão ambas em estojo original, que lhes dão destaque ainda mais especial", salientou sobre a dificuldade de achar a peça.

Rodrigo Galo e Roberto Gesta na exposição (Foto: Divulgação)

A exposição está localizada no piso Tucumã, que se dá pela rua Humberto Caldero. Sobre as peças, o superitendente do Manauara Shopping, Rodrigo Galo, disse que é uma das obrigações do estabelecimento é ser referência em lazer, cultura e arte. "O Roberto Gesta tem no seu acervo mais de 100 mil peças, parte delas estarão aqui e nós do Manaura, além de centro de compras, lazer e gastronomia, entendemos que a nossa obrigação é ser um centro de cultura e arte também. O evento é totalmente aberto, gratuito, terá mais de 30 dias de duração, temos certeza que agradará todas as idades e convido a todos pra que venham", declarou Rodrigo Galo.

Influência

Um dos principais responsáveis por fazer Manaus uma das sedes do Torneio Olímpico de Futebol, Roberto Gesta, destacou a trajetória para que a capital amazonense pudesse receber partidas do esporte mais popular do mundo em 2016. Manaus recebe seis jogos do futebol masculino e dois jogos do feminino.

"Eu estou envolvido no movimento esportivo há muito tempo, e fui durante 26 anos presidente da Confederação de atletismo e por via de consequência, membro do Comitê Olímpico Brasileiro, então quando conseguimos trazer os Jogos para o Rio, eu participei dessa decisão como membro da delegação brasileira, surgiu posteriormente a possibilidade de Manaus se integrar entre as cidades que iriam realizar partidas de futebol, tive uma certa intervenção com algumas autoridades, e acabou sendo acatada essa ideia, é um momento culminante no esporte amazonense, e durante muitas e muitas gerações este vai ser o momento sempre lembrado como um marco na história esportiva do nosso Estado", finalizou. 

Publicidade
Publicidade