Publicidade
Esportes
Craque

FAF confirma primeira rodada do Amazonense 2015 com Rio-Nal na Arena da Amazônia

O clássico mais tradicional do futebol baré não é disputado há quase dois anos e retornará no novo estádio feito para o Mundial. Princesa e Operário é outro duelo de adversários locais e está marcado para o Gilbertão, que passa por reforma 19/12/2014 às 20:52
Show 1
Barezão 2014 teve o Naça como campeão. Em 2015 a disputa promete ser dura pela taça de melhor do Estado.
Denir Simplício Manaus (AM)

A Federação Amazonense de Futebol (FAF) divulgou nesta sexta-feira (19) o regulamento e a tabela completa do Campeonato Amazonense de 2015. Com início previsto para o dia 21 de fevereiro do ano que vêm, a competição terá duração de cinco meses e o campeão será conhecido no dia 20 de junho. O clássico entre Rio Negro e Nacional está marcado para a primeira rodada do torneio, na Arena da Amazônia, na Zona Centro-Oeste de Manaus.

O Amazonense de 2015 traz novidades quanto ao formato e, principalemente, em sua duração. Visando movimentar o futebol local com mais datas e tentando resgatar a credibilidade diante dos torcedores, a FAF acatou o pedido dos clubes e aceitou a mudança no regulamento da competição.

O Barezão da próxima temporada terá três fases: a primeira contará com as dez equipes se enfretando entre si em jogos de ida e volta. Os quatro melhores colocados estarão automaticamente na fase seguinte do torneio que será no sistema mata-mata. Os dois primeiros da tábua de classificação terão a vantagem de fazer a segunda partida com mando de campo e ainda jogarão por dois resultados iguais.

A terceira e última etapa da competição será a grande final do campeonato, que será disputado em duas partidas, sendo a segunda e decisiva partida das finais está, previamente, marcada para ocorrer na Arena da Amazônia. Serão 96 partidas disputadas até que se conheça o campeão de 2015, que deverá ser conhecido no dia 20 de junho do ano que vêm.

Rio-Nal está de volta

Rio Negro e Nacional se enfrentam no dia 26 de fevereiro (uma quinta-feira), às 20h, na Arena da Amazônia. O Rio-Nal é o mais tradicional clássico da história do futebol amazonense e não é disputado pelo Barezão há dois anos. A última vez que Leão e Galo se “pegaram” pela competição local foi no dia 16 de fevereiro de 2013, no estádio Roberto Simonsen, o Sesi, na Zona Leste de Manaus. Na ocasião, o time nacionalino bateu a equipe Barriga Preta por 2 a 0.      

De volta ao local onde estava o antigo estádio Vivaldo Lima, o duelo entre Rio Negro e Nacional foi disputado pela última vez onde hoje está a suntuosa Arena da Amazônia, em março de 2009. A competição era o Amazonense daquela temporada e o Leão da Vila Municipal venceu o Galo da Praça da Saudade por 1 a 0, com gol do artilheiro azulino Garanha.

Princesa X Sapão

Outro duelo que promete agitar a primeira rodada do Barezão de 2015 será entre Operário e Princesa do solimões, marcado para o dia 25 de fevereiro, no estádio Gilberto Mestrinho – o Gilbertão -, que passa atualmente por reformas. As equipes são tradicionais adversários do município de Manacapuru (situada a 68 quilômetros de Manaus). O Sapão é o atual campeão amazonense da Série B, enquanto o Tubarão do Norte foi vice-campeão da primeira divisão do futebol local.

Abertura: Fast X Iranduba

O Barezão de 2015 terá seu ponta-pé inicial no mesmo palco de 2014: no campo da Ulbra. Fast Club e Iranduba farão o jogo de abertura do campeonato amazonense da próxima temporada no dia 21 de fevereiro, às 15h, no estádio da Universidade Luterana do Brasil, na Zona Sul da capital.

Cerca de meia hora depois, no estádio Jabotão, no município de Borba (distante 208 quilômetros de Manaus) será dado início a partida entre Nacional Borbense e São Raimundo. O Tufão da Colina tenta voltar aos tempos de glória do futebol Baré e terá a difícil missão de iniciar sua caminhada longe de sua torcida. Por outro lado, o Camaleão (apelido do Borbense) terá o apoio de seus fanáticos torcedores.

O duelo entre Penarol e Manaus FC, marcado para o dia 22 de fevereiro, no estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara (distante de 176 quilômetros da capital), completa a primeira rodada do Campeonato Amazonense de 2015.     


Publicidade
Publicidade