Publicidade
Esportes
Segundona Baré

FAF divulga regulamento e tabela da Série B do Amazonense 2018

A divisão de acesso à elite do futebol amazonense será disputada por cinco clubes entre os dias 29 de setembro e 20 de outubro 27/08/2018 às 19:02 - Atualizado em 27/08/2018 às 19:04
Show apa 63a66d83 e8a8 40af 8bc2 9ef170782564
Além de Holanda, Sul América, Tarumã, Cliper e Iranduba tentarão o acesso na Série B (Foto: Arquivo AC)
Denir Simplício Manaus (AM)

Depois de reunião, na semana passada, envolvendo os representantes de Sul América, Tarumã, Holanda, Cliper e Iranduba, a Federação Amazonense e Futebol (FAF) divulgou, ontem, o regulamento e a tabela do Campeonato Amazonense da Série B 2018.

Com início previsto para o 29 de setembro e término no dia 20 de outubro (quando acontece a final do torneio), a competição inteira será disputada em seis datas sempre em rodadas duplas - com exceção da decisão que acontecerá em jogo único.

4 passos até a elite

Disputado por cinco clubes em turno único, cada equipe jogará quatro vezes para tentar  o acesso à elite do Barezão em 2019. A fórmula de disputa é simples: os dois times que somarem mais pontos ao final da fase de classificação, além de se garantirem na decisão da Segundona Baré, estarão automaticamente aptos a disputarem o Estadual da Série A na próxima temporada.

Os critérios de desempate seguem os padrões normais: maior número pontos; maior número de vitórias; saldo de gols; gols pró; confronto direto e, por fim, sorteio.

Logo na abertura do certame, no dia 29 de setembro (um sábado), o estádio Carlos Zamith recebe os confrontos entre  Cliper x Sul América, às 14h, e Holanda x Iranduba, às 16h. Vale ressaltar que uma das cinco  equipes sempre folgará por rodada. Na primeira rodada quem “fica na espera” é o Tarumã.

As demais rodadas todas estão marcadas para acontecer no estádio Ismael Benigno, a Colina. A grande decisão da Série B ainda não tem local definido, mas será disputada em jogo único e sem vantagem para qualquer das equipes. Na última edição da Segundona Baré, a final foi disputada na Arena da Amazônia, quando o São Raimundo se sagrou campeão.

História

Segundo pesquisa publicada no site da FAF, esta será a 22ª edição do Campeonato Amazonense da Série B. O primeiro clube baré a conquistar a taça da Segunda Divisão local foi o extinto Manaós Sporting, em 1914. 

Campeões brasileiros da Série A, Fluminense (1947), Internacional (1957) e Guarani (1958) tiveram seus homônimos campeões da Série B do Amazonense. Apesar da primeira edição ter sido organizada a mais de um século, a Série B do Barezão chegou a ficar 44 anos (entre 1963 e 2006) sem disputas.  

Publicidade
Publicidade