Publicidade
Esportes
Craque

Faixa Liberada completa cinco anos e será levada à Zona Leste

Atualmente, Manaus dispõe de três espaços contemplados pelo projeto: Complexo Turístico Ponta Negra, Parque das Laranjeiras e Passeio do Mindu 15/03/2015 às 16:46
Show 1
Implantado há cinco anos, o projeto Faixa Liberada é uma alternativa para a prática segura de esportes em uma via urbana sem automóveis
ACRITICA.COM Manaus (AM)

O programa Faixa Liberada, realizado duas vezes por semana no Complexo Turístico Ponta Negra, zona Oeste, completou neste domingo (15), cinco anos de atividades e se prepara para ganhar mais um reforço chegando à Zona Leste. A iniciatibva busca proporcionar um local seguro para que a população possa praticar atividades físicas e esportivas.

“A faixa liberada é uma conquista de Manaus e vai ser ampliada na direção da Zona Leste na avenida Itaúba, nas proximidades do Shopping T4. Vamos ter ali todo um complexo voltado pro lazer, esporte, saúde e bem-estar das pessoas”, afirmou a primeira dama e secretária de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), Goreth Garcia Ribeiro, que aproveitou a manhã nublada de domingo para pedalar e praticar exercícios físicos.

Atividades como caminhada, corrida, andar de patins e passear de bicicleta em um dos principais pontos turísticos da cidade são realizadas no local às quartas-feiras das 17h às 22h e aos domingos das 6h às 12h.

A via liberada para a prática esportiva vai da rotatória do Tropical Hotel até a rotatória da Avenida do Turismo às quartas-feiras e aos domingos é estendida até a entrada do Condomínio Jardim das Américas.

Dados da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) apontam que uma media de 2 mil pessoas visitam o local somente no horário da Faixa liberada. A aposentada Maria José da Silva, 70, afirmou que estava no local pela primeira vez, mas que não deixa de praticar  atividades físicas. “É muito bom e eu espero vir muitas vezes mais”, disse ela no intervalo de uma música e outra da aula de dança no calçadão.

Já a jovem estudante Thaís Rota, que pedalava com o filho, disse que vai com frequência aos domingos e que pretende incentivá-lo a seguir esse caminho. “É um momento bom, né? Desde pequeno é preciso incentivar a praticar de esportes, mesmo ele ainda tendo apenas 10 meses eu trouxe pra ele conhecer e gostar”, afirmou, logo após posar para uma foto na altura do anfiteatro.

De acordo com o secretário da Semjel, Elvys Damasceno, a escolha dos locais como Complexo Turístico Ponta Negra para receber a Faixa Liberada surgiu a partir da proposta em oferecer um espaço amplo e agradável para que as atividades físicas fossem praticadas com segurança pelo público.

“A Faixa Liberada se firmou como um espaço pra família e atletas, tanto para treinar quanto para o lazer e agora estamos trabalhando, a pedido do prefeito, para levar o projeto para a zona Leste. A intenção é que cada zona tenha sua faixa”, explicou Elvys.

Na Zona Leste, o projeto vai ser realizado na Avenida Itaúba, no bairro Jorge Teixeira, no trecho entre a Bola da Hilário Gurjão na feira do Fuxico até a Bola do Produtor.

Atualmente, Manaus dispõe de três espaços contemplados pelo projeto: além do Complexo Turístico Ponta Negra, Parque das Laranjeiras e Passeio do Mindu, no bairro Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul, implantado em dezembro de 2014.


Publicidade
Publicidade