Publicidade
Esportes
TRIATHLON

Federação Amazonense de Triathlon lança calendário de competições para 2018

Três provas estão previstas para o Circuito Amazonense. Além disso, Manaus também vai receber uma etapa do Circuito Nacional Sesc Triathlon 10/05/2018 às 21:07 - Atualizado em 11/05/2018 às 09:10
Show  asl4160
Três provas estão previstas para o Circuito amazonense de Triathlon, sendo a primeira etapa, em Novo Airão, no dia 3 de junho. (Foto: Antônio Lima/A crítica)
Jéssica Santos Manaus (AM)

O aguardado calendário de competições do triathlon amazonense foi lançado nessa quinta-feira (10) e são três as provas programadas para acontecer este ano. A primeira será no município de Novo Airão – o Airão Man, no dia 3 de junho, valendo como primeira etapa do Circuito amazonense de Triathlon. Já a segunda e terceira etapas do Circuito vão acontecer em Manaus, no tradicional complexo da Ponta negra, nos dias 18 de agosto e 14 de outubro, respectivamente.

O objetivo da Federação Amazonense de Triathlon (Fetriam), agora com o novo presidente, Leandro Moreira, é fazer um ranking dos melhores atletas de cada categoria do triathlon amazonense, de acordo com os resultados nas três provas do Circuito, e premiar os melhores do ano.

Para Leandro, o mais importante  neste primeiro ano da nova gestão da Fetriam será manter a modalidade viva no Estado. “O principal objetivo da federação é dar continuidade no trabalho. A gestão antiga estava fazendo três a quatro provas por ano, e nós vamos seguir a mesma linha, com as três provas do Circuito amazonense. A questão é não deixar o público do triathlon sem provas, é fazer um circuito para que todos possam participar”, afirmou.

Ele também disse que as três provas do calendário serão na distância sprint do triathlon, ou seja, com 750 metros de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida. “É tradição realizar triathlons nessa distância em Manaus, e vamos continuar nessa linha também, até porque a prova curta é mais viável para fazer a parte da logística, mobilização de trânsito. Mas, nos próximos anos, vamos tentar fazer uma prova maior ou tentar trazer eventos de fora para Manaus”, afirma Leandro.

Vale lembrar que só participam do ranking amazonense os triatletas que estiverem filiados à Fetriam, por meio da Confederação brasileira de Triathlon (CBTri). Quem se filiar antes da prova de Novo Airão, poderá somar pontos nesta primeira etapa do Circuito.

As inscrições para o Airão man – prova que vale como primeira etapa do Circuito Amazonense de Triathlon – estão sendo feitas na internet (inscreva-se aqui) até o dia 30 deste mês.

Prova extra

Além das provas da Fetriam, Manaus também vai receber outra vez uma etapa do Circuito Nacional Sesc Triathlon, no dia 28 de julho. As inscrições estão abertas no site Ticket Agora O circuito está sendo realizado nas cidades de Caiobá (PR), Brasília (DF), Manaus (AM), Belém (PA) e Tramandaí (SC), e oferece premiações em dinheiro aos primeiros colocados da categoria elite.

Publicidade
Publicidade