Publicidade
Esportes
Craque

Federação de atletismo suspende Rússia e atletas por doping

Entidade máxima do atletismo julgou por 22 votos a 1 insuficiente as respostas dadas pelos russos diante das acusações de um programa generalizado de doping. Efeito é imediato país pode ficar de fora das Olímpiadas do Rio 13/11/2015 às 19:17
Show 1
O ministro do Desporto da Rússia, Vitaly Mutko, declarou que as acusações mancham o nome do país
Acritica.com Manaus (AM)

A Associação Internacional de Federações de Atletismo (Iaaf) optou por suspender a Federação Russa e seus atletas de todas as competições internacionais. Nesta sexta-feira (13), a entidade julgou por 22 votos a 1 insuficiente as respostas dadas pelos russos diante das acusações de um programa generalizado de doping.

Segundo denúncias de promotores franceses, atletas russos - inclusive medalhistas olímpicos - teriam acobertados resultados positivos em exames antidoping. Para tal, as autoridades esportivas russas pagariam propinas a um grupo que incluiria o senegalês Lamine Diack, ex-presidente da IAAF.

A punição tem início imediato, mas sua duração ainda depende da defesa da Federação de Atletismo da Rússia (Araf). Desta forma, pode se prorrogar até a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro.

Confira o comunicado da IAAF:

O Conselho da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) suspendeu, com efeito imediato, provisoriamente a Federação de Atletismo da Rússia (Araf) como membro da IAAF.

A decisão foi tomada hoje, no 201º Encontro do Conselho, que foi realizado via teleconferência e liderado de Londres pelo presidente da IAAF, Sebastian Coe.

Um total de 24 membros do Conselho participaram da reunião: 22 votaram a favor da sanção contra a Araf, que foi oficialmente informada da decisão do Conselho; um votou contra. O membro do Conselho que representa a Rússia não poderia votar.

Publicidade
Publicidade