Publicidade
Esportes
Craque

Fifa confirma proibição de fumo nos estádios nas Copas da Confederação e do Mundo

Com a proibição, a Fifa espera garantir um ambiente saudável aos torcedores que acompanharem as partidas dos dois torneios 08/03/2013 às 11:06
Show 1
Ronaldo ficou só um pouquinho constrangido Sérgio Moraes/Reuters
acritica.com ---

A Fifa anunciou nesta quinta-feira (07), durante entrevista coletiva realizada no Rio, que será proibido fumar nos estádios durante os jogos da Copa das Confederações, agora em junho, e da Copa do Mundo de 2014. A decisão foi comunicada pelo secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, que confirmou a iniciativa em conjunto com o Comitê Organizador Local (COL) das competições no Brasil.

Com a proibição, a Fifa espera garantir um ambiente saudável aos torcedores que acompanharem as partidas dos dois torneios. “A decisão de livrar a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014 do tabaco é um passo natural na história de nossos principais torneios. A Fifa e o COL estão orgulhosos de mais uma vez seguir as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) a respeito disso”, disse Valcke, lembrando que essa proibição já foi adotada em outras ocasiões pela entidade.

“A Fifa reconhece que o uso e a exposição indireta ao fumo são prejudiciais e apoia os esforços globais da OMS com o genuíno interesse de promover a saúde e a segurança”, completou o dirigente, que veio ao Brasil para visitar sedes e se reunir com integrantes do COL no Rio, onde discute problemas e avanços da preparação brasileira para a Copa das Confederações e a Copa de 2014. O fato curioso do anúncio de ontem foi o ex-jogador Ronaldo, que é fumante, exibindo um cartaz com um cigarro e a tradicional tarja sobre ele que avisa sobre a proibição do fumo. Membro do COL, ele até brincou com a situação, ao dizer que esta iniciativa lhe dará “mais um incentivo para parar de fumar”.

A Fifa ainda esclareceu nesta quinta-feira que haverá nos estádios locais destinados aos fumantes que pretendam fumar nos intervalos das partidas da Copa das Confederações e da Copa do Mundo de 2014.

Reabertura

Santos e Flamengo vão fazer num sábado, em 25 de maio, o jogo inaugural do Estádio Nacional de Brasília, pela rodada de abertura do Brasileirão. A cerimônia de inauguração, no entanto, será quase um mês antes, em 21 de abril, data do aniversário de 53 anos da capital federal. Antes disso, a nova arena, construída para a Copa do Mundo de 2014, receberá dois eventos-teste, possivelmente as finais do Campeonato Brasiliense.

Jogão

“A inauguração oficial, mesmo, para todo o Brasil, será o jogo entre Santos e Flamengo”, disse nesta quinta-feira uma fonte ouvida pela reportagem. O estádio brasiliense será palco da abertura da Copa das Confederações: o confronto entre Brasil e Japão, em 15 de junho. Entretanto, ao contrário das outras cinco sedes da competição, que terão três partidas cada, Brasília será a única a receber somente um jogo.

Publicidade
Publicidade