Sexta-feira, 19 de Julho de 2019
Craque

Fifa planeja organizar Copa do Mundo em gramados artificiais, afirma Jérôme Valcke

Sub-secretário da entidade disse que existe possibilidade da competição ocorrer em campos de grama sintética no futuro. Polêmica surgiu após confirmação do Mundial feminino no Canadá ser disputado em campos artificiais



1.gif Walcke na Arena da Amazônia em visita realizada em fevereiro, antes do Mundial.
31/10/2014 às 10:28

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, negou as acusações de discriminação de gênero devido à decisão de realizar a Copa do Mundo feminina com campos de grama artificial, argumentando que a superfície também pode ser usada no torneio masculino no futuro.

"Pode ser mais cedo do que tarde que a Copa do Mundo masculina seja também jogada em campos artificiais", disse Valcke em entrevista publicada no próprio site da Fifa.

Quarenta jogadoras, incluindo a jogadora do ano eleita pela Fifa, Nadine Angerer, abriram um processo judicial no Canadá, país-sede do torneio marcado para o ano que vem, contra a Fifa e a Associação de Futebol do Canadá (CSA, na sigla em inglês).

Elas acusam Fifa e CSA de discriminação contra as mulheres por organizarem o evento utilizando grama artificial, que dizem provocar riscos para a segurança das atletas e alterar a maneira de se jogar o futebol.

As Copas do Mundo masculina e feminina, cada uma realizada a cada quatro anos, sempre foram jogadas em campos de grama natural.

"Eu garanto pessoalmente que (os campos) serão do melhor padrão internacional para os estádios oficiais e os três local de treinamento por cidade-sede", disse Valcke.

"Essa é a razão pela qual contratamos... um especialista independente em campos e vamos também ter um instituto de testes técnicos para monitorar e verificar a qualidade", acrescentou.

"Há muitos anos qualquer organizador de um evento da Fifa --independentemente de ser uma competição para homens ou mulheres, incluindo a Copa do Mundo masculina --tem o direito de propor que o torneio seja disputado em gramado artificial, desde que seja da melhor qualidade e que a mesma superfície de jogo seja usada em todos os locais de competição e treino", afirmou ele.

Vlacke disse que o clima no Canadá foi a justificativa para a decisão de usar gramado artificial.

"A maioria da infraestrutura no Canadá é em gramado artificial, primariamente por causa do clima extremo. Seria muito difícil assegurar campos bons com grama natural em todos as sedes", disse ele.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.