Quinta-feira, 18 de Abril de 2019
publicidade
1545316354217125_34896511-B042-45B4-94E6-CBA18DD3E57D.JPG
publicidade
publicidade

LUTAR

Após iniciar ano com sucesso, lutador com casa destruída em incêndio vive ‘pesadelo’

Makson Bezerra, 26, uma das vítimas da tragédia no Educandos, havia iniciado carreira no jiu-jitsu em São Paulo, mas voltou a Manaus passar o Natal com a família. “Todas as minhas medalhas e quimonos foram queimados”, disse


20/12/2018 às 10:35

Depois de iniciar 2018 com sucesso, dando os primeiros passos em busca da carreira no jiu-jitsu em São Paulo, o lutador amazonense Makson Bezerra Mendes, de 26 anos, vive a tormenta do incêndio no bairro Educandos, que resultou na destruição de centenas de casas e deixou cerca de 2,5 mil pessoas desabrigadas. Vítima da tragédia da última segunda-feira (17), agora o atleta pede ajuda para tentar reconstruir um lar para família, colocar a sua vida no eixo e continuar na luta, que tem uma trajetória de glórias na “arte suave”.

Em fevereiro, Makson decidiu “largar” a família e tentar a sorte, por meio do jiu-jitsu, na capital paulista. Em Sampa, o lutador baré mostrou o seu valor nos tatames e carimbou o seu lugar na academia Cícero Costha, uma das mais conceituadas do cenário nacional.

Dez meses depois, após subir ao pódio nas cinco competições que disputou, Makson retornou à terra natal no dia 5 de dezembro para matar a saudade da família e passar o Natal e o Ano Novo. Porém, o segundo maior incêndio da história do Amazonas acabou transformando o cenário de felicidade em ares de drama e tristeza, além de muitas incertezas.

Morador da área atingida, Makson afirma que perdeu tudo no incêndio e conta que o fogo se alastrou rapidamente, o que impossibilitou o lutador a salvar até os seus pertences de luta, que eram os seus “mantos sagrados” da luta. “Eu morava há cinco casas de onde tudo começou, mas o fogo começou a se alastrar muito rápido. Quebramos caixas d’águas, canos, esticamos mangueira com os moradores para diminuir o sinistro, mas infelizmente não deu tempo. Consegui salvar apenas os meus documentos e a roupa do corpo”, lamenta Makson, que morava com a família de sua esposa, Ariana Rebelo, e o filho Kallel David, de apenas 5 anos. 

O atleta comenta ainda que todas as suas conquistas no jiu-jitsu também foram consumidas pelo fogo. “Todas as minhas medalhas e quimonos foram queimados. Mais de 30 medalhas e registros de competições importantes que fui campeão se foram. Isso é muito triste”, conta Makson, que foi campeão amazonense nas categorias com e sem quimono em 2017, campeão da Copa Cidade de Manaus e vice-campeão absoluto na Internacional Open, uma das competições mais disputadas da arte suave na Região Norte.

Acolhidos na casa de um cunhado no bairro Santa Luzia, Makson ressalta que a ajuda dos amigos e a força voluntária da população manauara, que abraçou a causa, tem sido o principal incentivo para o lutador começar tudo do zero e seguir a vida. “Foi difícil quando caiu a ficha, não consigo dormir, mas graças a Deus tenho muitos amigos que estão me ajudando nesse momento, dando uma força com doações, alimentos, roupas e mensagens de apoio”, explica o amazonense.

Sobre a carreira no jiu-jitsu, Makson crava que a prioridade agora é procurar um lugar para a família para depois pensar no esporte. “Ia voltar em fevereiro para São Paulo, mas agora o foco é ajeitar um canto para minha família, deixar eles bem acomodados e depois voltar aos planos no jiu-jitsu. Em 2019, pretendo tirar meu passaporte para disputar competições fora do País”, espera o lutador.

Doações

Quem quiser ajudar o Makson, pode fazer doações em dinheiro para a conta bancária da Caixa Econômica Federal de número 00122537-1, Agência 1302, operação 013, no nome de Makson Bezerra Mendes. Também pode entrar em contato pelo número 98137-9357(Whatsapp) ou  98834-6680.

publicidade
publicidade
Notre-Dame pode ser reconstruída em até cinco anos, diz presidente francês
Incêndio na Catedral de Notre-Dame não deixou feridos, diz governo francês
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.