Após 30 anos, Futebol de Mesa Baré tem representante em competição nacional
Equipe Wermes vai representar o futebol de mesa amazonense no Campeonato Brasileiro do 'futebol de botão' em Brasília nos dias 15 à 17 deste mês
Popularmente conhecido como ‘futebol de botão’, o futebol de mesa marcou infância de milhares de brasileiros nos anos 80. Até hoje a modalidade continua ganhando espaço no coração dos apaixonados pelo esporte.
Do Amazonas, a equipe de futebol de mesa Wermes viaja até Brasília para disputar dos dias 15 a 17 deste mês o Campeonato Brasileiro da modalidade. Com a participação garantida, o time afastou um hiato de 30 anos sem representantes barés na competição dentro da categoria três toques por equipes.
“Serão 22 equipes de todo o país. O Amazonas recebeu o convite para participar, mas a única equipe que poderia viajar completa era a nossa”, disse Paulo Souza, capitão e um dos fundadores da equipe Wermes, que explicou como é jogada a categoria de três toques.
“É jogado com uma bolinha e o atleta tem dois toques. Ele terá um 3° toque caso consiga dar um passe para o botão do seu time”, exemplificou o ‘capita’ da equipe amazonense.
Paulo é um dos três membros fundadores do Wermes, que surgiu em 1985. O capitão do time analisou o período em que o Amazonas esteve longe da modalidade três toques.
“A falta de mesas específicas fez com que muitos jogadores da categoria três toques parassem. Outros também preferem a regra de 12 toques”, afirmou o experiente jogador, que pratica a modalidade há 34 anos.
O botonista também ressaltou que a importância maior da participação baré no campeonato nacional será a troca de experiências entre as equipes.
“Queremos fazer um bom intercâmbio, aprender bastante e trazer coisas novas para o pessoal que está jogando em Manaus”, concluiu Paulo Souza.