Domingo, 15 de Dezembro de 2019
Automobilismo

Gabriel Silva estreia em Piracicaba em busca de sua primeira vitória na Fórmula Vee

Jovem piloto amazonense corre atrás do lugar mais alto do pódio após conquistar três segundos lugares em quatro provas na categoria



Gabriel_-_Curvelo__1_.jpg Gabriel Silva, em prova da Fórmula Vee disputada em Curvelo (MG), em março de 2017, onde conquistou dois segundos lugares – Créditos: Randes Nunes/Divulgação FVee
14/04/2017 às 12:18

O jovem piloto amazonense Gabriel Silva faz neste sábado sua estreia em Piracicaba. Em sua primeira prova no circuito do interior paulista, um dos mais difíceis do país, ele vai em busca de sua primeira vitória na Fórmula Vee, nas duas baterias  que abrem a Copa ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo).

Gabriel viajou de Manaus otimista. Ele faz este ano sua primeira temporada na FVee. E já mostrou disposição para brigar pelo lugar mais alto do pódio. Em quatro provas disputadas, ele conquistou três segundos lugares e um terceiro.



“Eu já participei de dois treinos em Piracicaba. É realmente um circuito muito técnico, que exige bastante do piloto”, diz Gabriel. “A pista tem pouco mais de 2 mil metros, o que é praticamente a metade de Interlagos. Com muitas curvas, torna cada volta bastante complicada. Será um grande desafio, mais estou otimista pelos últimos resultados.”

O amazonense, de 19 anos, ficou em segundo e em terceiro nas duas provas do GP José Carlos Pace, disputado nos dias 1 e 2 de abril, em Interlagos. No início de março, justamente na prova que marcou sua estreia na categoria, Gabriel levou dois segundos lugares no GP Cristiano da Matta, realizado em Curvelo (MG).

Wilsinho Fittipaldi, instrutor e consultor da FVee, acompanhou os treinos de Gabriel Silva em Piracicaba. “Ele foi muito rápido e não cometeu erros. Fiquei realmente impressionado, por isso acredito que ele vai evoluir muito na categoria e brigar cada vez mais pelos primeiros lugares”, disse.

Mais um motivo para animar o jovem piloto foi a prova histórica em Interlagos. Gabriel perdeu por apenas 0.005 segundo, um dos resultados mais apertados de todos os tempos na história do automobilismo, e recorde mundial da categoria. Mas, desta vez, ele espera ter um final diferente.

Para isso, Gabriel terá duas chances de vitória. A 1ª etapa da Copa ECPA terá duas provas neste sábado, com 12 voltas cada. As largadas serão às 14h40 (primeira bateria) e 16h (segunda), ambos horários de Brasília. A competição terá ao todo cinco etapas este ano.

Além da prova, a FVee realiza em Piracicaba um curso de pilotagem, que será comandado por Wilsinho Fittipaldi e Suzane Carvalho, nesta sexta-feira. Quem fizer o curso terá direito a correr uma bateria no sábado da Copa ECPA. Para mais informações sobre como participar de cursos oferecidos pela Fórmula Vee, acesse o site www.fvee.com.br.

Leia na edição de domingo, 16, do CRAQUE, uma reportagem exclusiva com Gabriel Silva. Ele falou sobre o seu início de carreira, sobre a experiência que está tendo na Formula Vee e sobre o futuro. Leia também o que Wilsinho Fittipaldi falou sobre o piloto amazonense.

 

Confira a seguir a programação da 1ª etapa da Copa ECPA em Piracicaba (cerca de 150 km de São Paulo):

Sexta-feira (14/4)
A partir das 9h: curso de pilotagem com Wilsinho Fittipaldi e Suzane Carvalho

Sábado (15/4)
1ª Etapa da Copa ECPA (Horários de Brasília)
8h30 às 8h55: primeiro treino livre
9h35 às 10h05: segundo treino livre
11h50 às 12h: treino classificatório
14h40: primeira bateria
16h: segunda bateria

Calendário da Copa ECPA de FVee
1ª Etapa: 15 de abril
2ª Etapa: 24 de junho
3ª Etapa: 15 de julho
4ª Etapa: 16 de setembro
5ª Etapa: 21 de outubro


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.