Publicidade
Esportes
Mengo e a Libertadores

Garantido na fase de grupos, Fla mira possíveis rivais na 'Liberta'

Vitória sobre o Santos marcou o primeiro triunfo do Rubro-Negro no retorno ao Maracanã e também colocou o time da Gávea direto na fase de grupos da Taça Libertadores da América 28/11/2016 às 17:59 - Atualizado em 28/11/2016 às 18:27
Show hagf
Flamengo já mira possíveis adversários na luta pela América (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
ACritica.com* Manaus (AM)

O triunfo rubro-negro obtido nesse domingo (27), contra o Santos, marcou dois eventos especiais para a Nação. O Flamengo conseguiu a primeira vitória no Maracanã após seu retorno ao estádio, terminados os Jogos Olímpicos 2016, disputados no Rio de Janeiro. Além dessa importante vitória, o Mais Querido garantiu a vaga direta para a Copa Libertadores do ano que vem com os 2 a 0 aplicados no time santista, com gols marcados por Guerrero e Diego, peças fundamentais na campanha rubro-negra nessa edição do Campeonato Brasileiro.

A competição continental passou por algumas mudanças em sua estrutura. A zona de classificação através do campeonato nacional ganhou mais duas posições, passando de G-4 para G-6, com apenas os três primeiros colocados indo diretamente para a fase de grupos. Os demais competidores seguirão para a pré-Libertadores.

Os participantes brasileiros no torneio podem ser oito. Grêmio e Atlético-MG, atual quarto colocado no Brasileirão, disputarão nessa quarta-feira (30) a segunda partida da grande final da Copa do Brasil, que também garante uma vaga direta ao campeão. Caso este seja o time mineiro, o sétimo colocado do Campeonato Brasileiro herdará uma das vagas para a fase preliminar da disputa pelo continente. Caso a equipe gaúcha confirme o resultado positivo obtido no Mineirão, eles seguirão diretamente para a fase de grupos, deixando o Atlético na pré-Libertadores.

Outro clube do país que pode seguir para o maior torneio das Américas é a Chapecoense. O clube catarinense disputa, no mesmo dia da final da Copa do Brasil, a decisão da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional, da Colômbia. A equipe vencedora também irá diretamente para a fase de grupos, porém sem tirar a vaga dos classificados através dos campeonatos nacionais de seus respectivos países.

Um detalhe importante nessa edição será a ausência dos times mexicanos, que optaram por não participar da competição devido à grande mudança realizada pela Conmebol em seu calendário. A partir de 2017, o torneio será disputado no decorrer de todo o ano, começando no dia 1º de fevereiro e terminando em 29 de novembro. Outra mudança ainda pode ocorrer na partida final, com a possibilidade de ser disputada em jogo único em um estádio neutro.

Algumas equipes já estão classificadas, e as listamos abaixo:

Os representantes brasileiros na Libertadores serão Flamengo; Palmeiras, que conquistou o título nacional; e o Santos, todos já garantidos nos grupos. Através do Campeonato Brasileiro, o Atlético-MG conquistou a vaga na fase preliminar, ainda com possibilidade de ir diretamente à próxima fase, caso vença o título da Copa do Brasil. Ainda há mais dois lugares em disputa, sendo esses o 5° e 6° colocados do Brasileirão, além da possibilidade do título continental da Chapecoense, que disputa contra o Alético Nacional, da Colômbia, a final da Copa Sul-Americana.

Os Hermanos

Na Argentina, o campeão Lanús, além de San Lorenzo, Estudiantes e Godoy Cruz já garantiram suas vagas na fase de grupos. O Atlético Tucumán segue para a primeira fase, juntamente com o vencedor da Copa da Argentina, que, nesse momento, está em sua fase semi-final.

Bolivianos

Serão três os clubes bolivianos na disputa pelo continente. O Sport Boys, vencedor do Torneio Apertura dessa temporada, e o Jorge Wilstermann, campeão do Torneio Clausura, seguirão diretamente para os grupos. Enquanto isso, o The Strongest, time com a melhor pontuação em 2016, irá para a fase preliminar.

Os sempre chatos chilenos

A chilena Universidad Católica também já está nos grupos, sendo a detentora do Torneio Clausura dessa temporada. Mais uma vaga direta está em disputa no Torneio Apertura, que chegará ao fim apenas no ano que vem. O campeão da Copa do Chile e o melhor pontuador na soma dos dois torneios também se classificarão para a pré-Libertadores.

As forças colombianas

Na Colômbia, o Atlético Nacional também participará da edição de 2017 como o defensor do título, conquistado nessa temporada. O campeão do Torneio Apertura, o Independiente Medellín, também já está classificado para a fase de grupos. Mais três vagas estão em disputa para o vencedor do Torneio Finalización, além do 1° e 2° melhores pontuadores da temporada.

A linha do Equador

Os equatorianos do Barcelona de Guayaquil, campeões da primeira metade de seu campeonato nacional, já estão na fase de grupos. O segundo colocado Emelec também marcará sua presença na competição. A última vaga ficará com o melhor pontuador do país em 2016.

Os cavalos paraguaios

Já os clubes paraguaios que seguirão para os grupos são Libertad, campeão da primeira metade do campeonato nacional; o Guaraní, que lidera a segunda metade do mesmo; e o Olímpia, classificado para a pré-Libertadores como o maior pontuador do ano.

Los Guerreros de Peru

Serão três vagas para as equipes peruanas, que ainda seguem em disputa. Os dois primeiros colocados do Campeonato Descentralizado dessa temporada irão diretamente para a fase de grupos, enquanto o ocupante do 3° lugar seguirá para a primeira fase da competição.

A raça uruguaia

No Uruguai, o tradicional Peñarol, vencedor do campeonato nacional, e o Nacional, vice-campeão, já estão na fase de grupos. O Cerro seguirá para a fase preliminar com a melhor pontuação na temporada.

Os venezuelanos

Por fim, o venezuelano Zamora, campeão do Torneio Apertura, já tem garantida sua vaga nos grupos da Libertadores 2017. O Carabobo, maior pontuador dos pontos corridos no país, irá para a fase preliminar. Ainda há uma vaga direta em aberto para o campeão do Torneio Clausura, cuja final será disputada entre Deportivo Táchira e Zulia nessa quarta-feira (30).

*Com informações da assessoria

 

Publicidade
Publicidade