Domingo, 31 de Maio de 2020
PELAS RUAS

Gari e maratonista: Jean de Souza conta como percorre as ruas meio à pandemia

O Dia do Gari, celebrado ontem (16), é dedicado a profissão do amazonense Jean de Souza Pereira, 44 anos. O agente de limpeza pública que coloca a própria vida em risco durante cada turno de trabalho também é maratonista há 26 anos



WINNETOU_ALMEIDA_2_CD4B5C90-2032-4E14-A7FC-C16A33B6C532.jpeg Foto: Winnetou Almeida
17/05/2020 às 11:56

“A gente vai encarando o dia a dia como pode e como Deus permite”. Assim o amazonense Jean de Souza Pereira define o desafio de ser gari em meio à pandemia da Covid-19. Com 44 anos, o também maratonista de alto rendimento cumpre um papel essencial à população. Ao lado dos profissionais da saúde, os profissionais da limpeza pública cuidam, zelam e são fundamentais para o bem-estar sanitário.

Por essa importância, os garis comemoraram ontem (16) o dia da profissão. Para homenagear a data, o Portal A Crítica conversou, com exclusividade, com Jean. O ‘gari-atleta’ falou sobre os cuidados tomados a cada turno - acompanhados da preocupação pela contaminação -, a importância do uso dos equipamentos de segurança e do trabalho aliado à vida de atleta, em seu caso.



Linha de frente

Essenciais para o funcionamento de uma sociedade, os garis colocam suas vidas em risco, principalmente nesse período de pandemia. Para Jean, a missão é difícil, mas seguindo as orientações médicas tudo dá certo. “Todo o mundo está atravessando uma fase difícil. Aqui na empresa foi distribuído álcool em gel, máscaras e novos equipamentos de segurança, como luvas. Ainda não tivemos casos na empresa”, afirmou o gari da Tumpex, terceirizada da Prefeitura de Manaus.

Foto: Winnetou Almeida

De acordo com Jean, alguns moradores têm preconceito com garis, algo que reflete a falta de valorização que a profissão recebe. O reconhecimento, porém, se torna inevitável em uma fase como a atual. “Às veze somos esquecidos, mas a coleta de lixo deve ser feita todos os dias, faça sol ou faça chuva, seja dia de semana ou final de semana, mesmo em pandemia. Por isso temos que encarar”, destacou o amazonense.

Sobre o medo de ser contaminado, o gari acredita que é um risco presente, assim como na atividade dos profissionais de saúde. “A gente não sente confiança total porque os equipamentos de segurança não são 100%. Nem os enfermeiros, por exemplo, com toda aquela vestimenta, estão seguros. Nossa segurança é Deus”, crê o gari, que segue a atividade há 16 anos e celebra o fato de estar empregado neste também difícil momento econômico.

Vida nas pistas

Antes da carreira como gari, Jean já era maratonista. Há 26 anos na modalidade, o amazonense já conquistou títulos relevantes na Região Norte. Dominante no Amazonas, estado natal, é eneacampeão estadual. O atleta detalha como é aliar as duas ‘frentes’ e como tem sido os treinos, já que qualquer aglomeração é recomendada que seja evitada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Foto: Winnetou Almeida

“Estamos fazendo rodízio, para evitar a aglomeração. A carreira mesmo segue normal, tanto para mim quanto para companheiros. Lá na empresa mesmo, além de mim, mais dois são maratonistas”, explicou Jean, relembrando quais foram os principais títulos ao longo da carreira.

“São nove anos dominando as corridas no Amazonas, sendo campeão várias vezes. Também conquistei provas em Rio Branco, na Corrida Chico Mendes, em Porto Velho, na Corrida do SESI, em Boa Vista, com a Corrida IX de Julho, que é internacional. Também participei seis vezes na São Silvestre, chegando entre os melhores 50 no ano de 2006”, exaltou o atleta, que usa os tênis tanto para superar os próprios limites quanto para ajudar a sociedade.

News leonardo 9028af08 26fb 4271 b322 4409cded8370
Repórter do Craque
Jornalista em formação na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e repórter do caderno de esportes Craque, de A Crítica. Manauara fã da informação e que procura aproximar o leitor de histórias – do futebol ao badminton.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.