Publicidade
Esportes
Craque

Gavião 'high-tech': Manaus FC cria Centro de Análise de Desempenho dos jogadores

O Gavião do Norte usa da tecnologia para melhorar o desempenho de seus atletas desde o ano passado, quando foi campeão estadual infantil. Agora o projeto é extender a avaliação de desempenho para as demais categorias do clube 12/02/2016 às 12:36
Show 1
O Manaus espera elevar o desempenho dos atletas através da análise dos jogadores
ACRITICA.COM* Manaus (AM)

Em 2016, o Manaus FC será pioneiro no futebol amazonense ao criar o Departamento de Análise de Desempenho. Segundo a presidente do clube, Patrícia Serudo, trata-se de uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento técnico dos times, da base ao profissional. Um gol de placa nos bastidores da bola.

A dirigente do “Gavião do Norte”, apelido do clube, explica que o embrião do ambicioso projeto começou no final do ano passado durante a disputa do Campeonato Amazonense Infantil. Em campo, o resultado se mostrou excelente: o Manaus FC conquistou o título da categoria.

“Na ocasião, testamos apenas a Análise Quantitativa em alguns jogos do Sub-16, mas de forma manual e com poucos recursos. A partir deste ano, investiremos mais nesse departamento que considero estratégico para o crescimento do futebol do clube em todas as categorias”, destaca Patrícia.

Projeto em andamento

O Manaus FC já começou a estruturar o novo departamento, com a instalação de materiais, compra de softwares e contratação de pessoal qualificado. O analista Victor Santos, com formação na CBF, comandará o Departamento de Análise de Desempenho do clube ao lado de outro profissional da área de Educação Física.

De acordo com Victor, um dos objetivos do departamento é potencializar a captação de atletas, mapear jogadores com evidente potencial de evolução, monitorar nossas equipes e atletas, municiando os treinadores do Infantil ao Profissional de informações que possam auxiliar na evolução do desempenho individual e do grupo.

O setor de “inteligência” atuará diretamente com a comissão técnica das equipes do Manaus FC. O pontapé inicial dessa nova fase do projeto é o Estadual de Juniores, que começa no mês de março.


Publicidade
Publicidade