Publicidade
Esportes
Craque

Guerra de bastidores: Fifa “não considera Manaus como opção” para torneio Olímpico

A entidade máxima do futebol mundial divulgou nota pouco depois do anúncio que fez de Manaus cidade 'apta' a receber o torneio Olímpico. Anúncio final será em março e comissão terá aproximadamente um mês para mudar a opinião dos dirigentes da Fifa 12/02/2015 às 14:08
Show 1
Jérôme Valcke já havia se posicionado contra Manaus
ACRITICA.COM Manaus (AM)

A “queda de braço” entre Manaus e a Fifa está apenas começando e promete ter mais capítulos. A entidade organizadora do futebol nas Olimpíadas não vê com bons olhos a escolha da capital amazonense como subsede da competição nos Jogos Rio 2016. A decisão final será tomada no dia 16 de março em reunião do comitê organizador da Fifa para a Olimpíada. Até lá, Governo do Estado e Prefeitura terão de mudar opinião dos dirigentes da entidade.

De cidade candidata à “apta” a receber as partidas de futebol dos Jogos Olímpicos foi um pulo. Na quarta-feira (11) o governador José Melo anunciou para quem quisesse ouvir que Manaus estava confirmada como sede dos Jogos Olímpicos. No entanto, aproximadamente  24 horas depois o anúncio acabou se tornando uma grande interrogação.

A Fifa divulgou uma nota afirmando que “não considera Manaus como uma primeira opção adequada como local de competição”. Mesmo assim não descartou a possibilidade de realizar as partidas do torneio de futebol na capital amazonense que recebeu quatro jogos da Copa do Mundo em  2014.

No mesmo comunicado a entidade máxima do futebol explicou que deseja utilizar os estádios que foram construídos para receber o Mundial. “De um modo geral, a Fifa sempre reiterou que faria sentido usar estádios da Copa do Mundo da Fifa já que toda a infraestrutura já está pronta”.

Até o dia 16 de março uma comitiva de Manaus deverá entrar em contato com a Fifa para tentar mudar a opinião dos dirigentes. O prefeito de Manaus, Artur Neto reiterou que a capital amazonense deve sediar os Jogos. "Essa indicação teve um critério. Queremos que o critério seja respeitado. Vamos trabalhar para isso", explicou.

Confira a nota da Fifa

"A FIFA recebe com satisfação a escolha de dois estádios no Rio de Janeiro, entretanto, não considera Manaus como uma primeira opção adequada como local de competição. A proposta será agora discutida na próxima sessão do Comitê Organizador da FIFA para os torneios olímpicos de futebol, que acontece na sede da FIFA em Zurique, no dia 16 de março de 2015. A FIFA não está em posição de comentar mais a respeito até que o encontro ocorra."

"De um modo geral, a FIFA sempre reiterou que faria sentido usar estádios da Copa do Mundo da FIFA já que toda a infraestrutura já está pronta. Dado que o torneio olímpico de futebol dura apenas duas semanas, a preferência da FIFA tem sido sempre por distâncias curtas entre os outros locais de competição e a Cidade Olímpica do Rio de Janeiro, para permitir que as equipes participantes tenham a melhor experiência olímpica possível."

Publicidade
Publicidade