Publicidade
Esportes
Craque

Herança do cigarro: ex-craque Johan Cruyff é diagnosticado com câncer no pulmão

Ex-jogador da seleção holandesa comunicou em seu site oficial que contraiu a doença. O ex-craque da aclamada “Laranja Mecânica” foi fumante e passou por uma cirurgia do coração há 24 anos 22/10/2015 às 15:35
Show 1
Johan Cruyff foi diagnosticado com câncer de pulmão.
Reuters Madri (Espanha)

Johan Cruyff, um dos maiores jogadores da história do futebol e importante técnico, foi diagnosticado com câncer no pulmão. Um comunicado em seu site oficial nesta quinta-feira (22) informou que o câncer foi descoberto após exames recentes em Barcelona.

"Durante as últimas semanas, Johan Cruyff foi submetido a exames médicos em um hospital em Barcelona. Durante estes exames, o câncer no pulmão foi descoberto. Exames ainda estão sendo realizados", disse o comunicado.

"Para respeitar a privacidade de Johan e sua família, e o fato de que os exames não foram finalizados, outros anúncios não podem ser feitos no momento."


Um ex-fumante que passou por cirurgia cardíaca em 1991, Cruyff começou a se destacar como um dos grandes nomes do esporte na década de 1970, quando ajudou o Ajax Amsterdã a ganhar três copas europeias consecutivas, de 1971 a 1973, e também foi eleito o melhor jogador europeu do ano em 1971, 1973 e 1974.

Ele também foi um jogador fundamental na seleção da Holanda que chegou à final da Copa do Mundo de 1974, quando, pela primeira vez, o mundo o viu executar o "drible Cruyff", movimento em que o jogador coloca a bola entre suas próprias pernas antes de seguir com a bola, enganando o marcador.

A Holanda também chegou à final do Mundial de 1978, mas perdeu novamente, desta vez sem Cruyff, que tinha se aposentado da seleção.

Publicidade
Publicidade