Publicidade
Esportes
FESTA NO SÃO JORGE

Ídolo do Fla, Ronaldo Angelim visita Manaus em inauguração de Consulado rubro-negro

Torcida organizada FlaJorge, no bairro São Jorge, inaugurou nesta sexta-feira (16) o primeiro Consulado Oficial do Flamengo em Manaus. Projeto do clube rubro-negro visa aumentar número de sócios-torcedores 16/02/2018 às 22:19 - Atualizado em 16/02/2018 às 22:46
Show flajorge
Torcida amazonense preparou recepção com direito a boi-bumbá para o ex-jogador. Foto: Antônio Lima
Vitor Gavirati Manaus (AM)

Um consulado é o gabinete da pessoa responsável por proteger o interesse de um país e de seus cidadãos em um Estado estrangeiro, o cônsul. Pois, a partir desta sexta-feira (16), o Flamengo passa a ter um espaço do gênero em Manaus: o Consulado FlaJorge, com sede no bairro São Jorge, na Zona Oeste. Para abrir o trabalho consular na capital, os torcedores rubro-negros contaram com o reforço do ídolo Ronaldo Angelim, autor do gol que deu o hexacampeonato brasileiro ao Flamengo em 2009.

A abertura do “gabinete” rubro-negro em terras manauaras é uma iniciativa da torcida organizada do Flamengo que dá nome ao consulado. O major Lima Júnior, coordenador do Sistema Penitenciário do Amazonas, é o presidente da torcida.

“Esse é um projeto de amigos da comunidade. Nós somos todos moradores do bairro São Jorge. E hoje depois de 10 anos, conseguimos oficializar o consulado e trazer o Ronaldo Angelim, nosso ídolo de 2009”, conta o ‘cônsul’ do Mengão em Manaus, brincando que para trazer Angelim a Manaus, os torcedores compraram a passagem (do Ceará) com milhas aéreas.

No evento de abertura do consulado, o ex-zagueiro do Flamengo recusou o rótulo de ídolo dado pela torcida. “Até porque a gente sabe que ídolo mesmo é o Zico, é Júnior, Andrade. Eu acabei fazendo um gol importante, que tirou o Flamengo de uma fila de 17 anos sem ser campeão brasileiro. Mas fico feliz pelo carinho que a gente recebe, só tenho que agradecer a eles”, afirmou.

No Amazonas, de acordo com o site do Fla, funcionam apenas dois consulados oficiais. O outro atua no município de Uarini (a 565 quilômetros em linha reta de Manaus). Ao todo, existem 127 consulados do Flamengo no mundo todo.

A criação de consulados e embaixadas oficiais faz parte de um programa do Flamengo para aumentar o número de sócios-torcedores do clube. Caso o FlaJorge atinja as metas do projeto, pode ser nomeada uma embaixada do Flamengo.

Angelim: um apaixonado pelo Flamengo

Antes mesmo de marcar o gol do hexa, a torcida do Flamengo já demonstrava sinais de amor por Ronaldo Angelim. Em um documentário sobre o tricampeonato carioca de 2007/2008/2009, o “Magro de Aço”, como é conhecido, afirmou que sua vaidade era ver o Flamengo vencer.

No Consulado FlaJorge, Angelim soltou outra declaração de amor ao rubro-negro. “Se eu tivesse perdido minha perna jogando pelo Flamengo, eu estaria feliz”, afirmou lembrando o episódio em que quase teve que ter a perna amputada por conta de uma lesão.

Angelim também disse acreditar que em no máximo três anos o Flamengo consiga ganhar uma Copa Libertadores da América. A competição, que o zagueiro disputou 5 vezes pelo rubro-negro, é o título que ele acredita ter ficado devendo aos torcedores. “A gente sabe que a temporada passada não foi boa apesar dos investimentos. Mas esse ano a molecada começou bem. Já está em uma final e eu tenho certeza que o clube vai ganhar a Taça Guanabara neste domingo”, prevê. No domingo (18), Flamengo e Boa Vista decidem o título citado por Angelim, às 15h (horário local), em Cariacica-ES.

Publicidade
Publicidade