Domingo, 23 de Janeiro de 2022
Atletismo

Indígena amazonense da etnia kokama conquista medalha de ouro e bate recorde nas Paralimpiadas Escolares

Aestudante-paratleta Geovana Campos conquistou a medalha de ouro na prova dos 100 metros, Sub-18, classe T35, no primeiro dia de competição na cidade de São Paulo. A delegação Amazonense fechou o primeiro dia com sete medalhas, sendo três de ouro, três de prata e uma de bronze. 



geovana_-_paralimpiadas_02_1D5BA2E2-96A5-4FDA-A997-0AFDAEE65CEB.jpg Geovana é descendente do povo kokama | Foto: Jhonny Lima
25/11/2021 às 09:08

Foi batendo recorde das Paralimpiadas Escolares que a estudante-paratleta Geovana Campos conquistou a medalha de ouro na prova dos 100 metros, Sub-18, classe T35, no primeiro dia de competição na cidade de São Paulo. A delegação Amazonense fechou o primeiro dia com sete medalhas, sendo três de ouro, três de prata e uma de bronze. 

Com a marca de 23 segundos e 88 centésimos ela ficou em quase dois segundos à frente do atual recorde, que era de 00’25”81” de 2019. Nesta sexta-feira (25) ela ainda disputa as provas de 400 metros e lançamento de dardo.



“Pra mim é muito gratificante estar participando mais uma vez. Ficamos quase dois anos parados e até triste quando a gente ficou sabendo não iria ter jogos em 2020. Mas quando soubemos que neste ano iria ter, ficamos muito felizes”, comemorou a jovem estudante, de 16 anos e aluna da 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Sérgio Mendonça de Aquino. 

Foto: Jhonny Lima

Descendente dos kokama, Geovana estudava e treinava em Manaus até o ano passado, mas devido a pandemia da Covid-19, ela teve que ir morar com a família no interior do Estado, mais precisamente na comunidade de Novo Remanso, na zona rural de Itacoatiara. 

Com essa mudança radical na rotina, ele teve que se adaptar ao local, treinar como podia para manter a eficiência nas competições.  A quebra de recorde dos jogos mostra o potencial da paratleta, que atualmente é a terceira colocada no ranking do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), na prova dos 100 metros, categoria Sub-18.

Pupila do professor Joaquim Filho, ela teve um salto de rendimento desde quando ela começou ser treinada por ele, em 2017, com participações em competições nacionais. Agora, Joaquim incentiva a jovem a treinar na capital. “Eu sei do potencial dela, do quando ela tem evoluir. E na capital ela pode ter os recursos necessários nos grandes centros para treinar, com técnico especializado, que entenda da patologia dela”, enfatizou.

Mais medalhas

Foto: Jhonny Lima

Outro ouro conquistado foi no arremesso de peso, sub-18, classe F56, com Anne Maryane. Ela alcançou a marca de 4,16 metros. Aluna da Escola Estadual Francelina Dantas, Mayanne tem má formação congênita (cadeirante) e nesta quinta ela busca mais medalhas, agora nas provas do lançamento de disto e arremesso de dardo. 

Foto: Jhonny Lima

Samuel Miranda também arrastou a dourada, no lançamento do dardo, categoria Sub-16, classe F43. Aluno da Escola Estadual Milburges Bezerra de Araújo, ele busca mais medalhas amanhã, nas provas do arremesso de peso e lançamento de disco.

“Agradeço a Deus por ter a oportunidade de estar aqui. E segundo, ao professor Joaquim Filho, que me deu a oportunidade mostrar meu talento. Estou muito feliz de ter conquistado a medalha de ouro”, disse emocionado o campeão. 

Tênis de mesa

No tênis de mesa, o parintinense Kael Modesto venceu os dois jogos que disputou e nesta quinta-feira ele vai para o mata-mata. Vencendo o adversário, ele avança para a final da competição.

O paratleta Adriano Moura conquistou medalha de prata no salto à distância | Foto: Jhonny Lima

Quadro de Medalhas do Amazonas:

Geovana Campos – ouro no 100m, classe T35
Anne Maryanne – ouro no arremesso do peso, classe, classe F56
Samuel Miranda – ouro no lançamento do dardo, classe F43
João Lucas – prata no lançamento de dardo,  classe F37
Pablo Cauã – prata no lançamento de dardo, classe F13 
Adriano Moura - prata no salto em distância, classe T47 
Richard Hyller -  bronze na prova dos 100m, classe T47

Foto: Jhonny Lima

Repórter

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.