Publicidade
Esportes
DE VOLTA À AREIA

Jogadores de vôlei master do Amazonas se preparam para campeonato brasileiro

Após vários anos longe de treinos e competições, o grupo de jogadores se reuniu para disputar o Vôlei Master, em Saquarema (RJ) 22/07/2018 às 09:41
Show grupo treino
Times master de vôlei treinam três vezes por semana, com o objetivo de fazerem bonito no Campeonato brasileiro. Fotos: Antônio Lima/A Crítica
Jéssica Santos Manaus (AM)

Já imaginou reunir a turma das antigas para voltar a treinar e competir um campeonato nacional? Essa foi a ideia que um grupo de ex-jogadores de vôlei de Manaus teve. Eles se reuniram para disputar o Campeonato brasileiro Master de vôlei de praia, que vai acontecer em Saquarema – RJ, entre 10 a 17 de novembro; treinam três vezes por semana, e estão batalhando para representar bem o Estado.

Animados para retornar à antiga rotina de atletas, os jogadores conseguiram formar três times para as disputas em formato 4x4, em Saquarema: o time 40+, 45+ e o time 50+. Marcus Martins é um dos líderes do grupo, e conta que eles se reuniram no ano passado, mas não tinham um objetivo comum que mantivesse todos treinando, até que surgiu a ideia de disputar o Campeonato brasileiro Master, realizado pela Confederação brasileira de vôlei (CBV).

“A maioria aqui são atletas de várias gerações, que jogaram campeonatos um bom tempo atrás (risos), todos acima dos 40 anos. E esse campeonato motivou todo mundo a voltar a jogar de verdade, estamos treinando desde fevereiro”, disse ele.

Marcus também disse que o objetivo do grupo é representar o Amazonas na competição. “Nós queremos ir representar o Estado, coisa que nunca nenhum time daqui fez nessa categoria e, para isso, temos o apoio da Federação, pois a ideia é levar a bandeira do Amazonas”. 

Mas para representar bem, é necessário treinar bem, então, o grupo chamou ninguém menos do que o treinador Arnaldo Hollanda, que já treinou a seleção amazonense principal nos anos 1990, para estar à frente da preparação. “Após chegar à divisão especial em 95, me afastei do vôlei, e agora voltei. Tem sido muito divertido, é um trabalho pertinente, uma coisa diferente, e esperamos ir muito bem no campeonato”, disse Arnaldo.

O mais experiente 

Jorge Lima integra o time dos jogadores 50+, tem 55 anos, é o mais velho entre os atletas que vão ao Brasileiro, mas ele conta que sempre leva uma vida muito ativa. “Sou o único acima dos 55 anos jogando hoje, a maioria dos meus amigos que jogavam vôlei, estão com algum tipo de doença, e não podem jogar. Eu sou hipertenso, mas dá para controlar e praticar esporte, então, tanto eu jogo futebol de campo como pratico vôlei”, ressalta ele.

Jorge pratica vôlei desde os 18 anos, e disse que não perderia a chance de viajar novamente para competir vôlei, como nos velhos tempos. “Já viajei pra competir, assim como muitos dos times aqui, então, quando eu vi essa oportunidade de irmos pra Saquarema, achei maravilhoso, e estamos nos programando pra ir, apesar de todos terem também uma rotina pesada de trabalho”, destaca.

Em busca de mais apoio

Essa experiente turma do vôlei amazonense retornou com todo gás aos treinos, com o intuito de representar bem o Estado num campeonato brasileiro de vôlei de praia 4x4 - Vôlei Master 2018, mas para conseguir competir em Saquarema (RJ),onde será a competição, os times estão buscando apoios e patrocínios desde o início do ano. “Nós estamos buscando apoio para os gastos que teremos com inscrições, materiais e com a viagem. Alguns atletas estão bancando a sua ida, mas outros não têm condições, então, os apoios são  bem importantes”, destaca o jogador Marcus. 

O grupo tem uma página no Facebook, a Master voleibol Amazonas, e, através dela, está incentivando todo mundo a acompanhar e torcer pelos times. “Estamos até fazendo uma promoção. Vamos sortear uma bola de vôlei, e para participar, a pessoa precisa visitar a nossa página para ficar sabendo sobre as regras de participação no sorteio, mas, basicamente, queremos que as pessoas venham até nossos treinos, participem e divulguem nossa jornada e nossas equipes”, enfatiza Marcus. As equipes master de vôlei do Amazonas treinam às terças e quintas, às 20 horas, e aos sábados, de manhã, na quadra central da Ponta Negra.

Publicidade
Publicidade