Liderando a prova tanto na água como na terra, José Diego não teve dificuldade em ser o primeiro a cruzar a linha de chegada. Marcando 33min16seg, o jovem deixou os favoritos ao título da Elite, Leandro Cabral e Vanderlandes Santos, para trás
1.jpg
Os atletas Jéssica Santos e José Diego Soares foram os grandes destaques do Circuito Amazonense de Triathlon, etapa Aquathlon, realizado no sábado (15) na Ponta Negra. O evento foi promovido pela Federação de Triathlon do Amazonas (Fetriam). Liderando a prova tanto na água como na terra, José Diego não teve dificuldade em ser o primeiro a cruzar a linha de chegada. Marcando 33min16seg, o jovem deixou os favoritos ao título da Elite, Leandro Cabral e Vanderlandes Santos, para trás.
“Eu realmente fiquei muito feliz com meu desempenho, pois esta etapa conseguiu reunir atletas que são referência e difíceis de superar. Mas, graças a Deus, foquei no meu objetivo, tentei ficar calmo, e a vitória chegou”, comemorou o atleta, que há 10 anos descobriu a modalidade no município em que morava, em Maués, a 356 km da Capital.
“Há dez anos um professor de educação física apresentou o aquathlon para mim e desde lá eu nunca mais deixei o esporte. Há dois anos tive a oportunidade de vir para Manaus, e a partir daí comecei a participar de mais competições. Este ano, por exemplo, tenho algumas provas para enfrentar”,disse José, feliz ao embolsar os R$ 1 mil de premiação.
“Atualmente estou sem emprego, e toda renda adquirida nos campeonatos é uma ajuda”, comentou.
No topo novamente
Figurinha “carimbada” no pódio, Jéssica Santos também reinou absoluta nesta etapa. Enfrentando 2,5 Km de corrida, 1000 metros de natação e 2,5Km de corrida, a atleta da Prefeitura de Manaus cravou 35min33 e faturou a medalha de ouro. Segundo ela, a disputa serviu como “teste” para o Mundial de Aquathlon, que acontece em agosto, no Canadá.
“Achei que fui muito bem. Mas, confesso que quando cheguei hoje aqui meu principal objetivo não era vencer e sim aquecer e avaliar meu rendimento para alguns campeonatos que tenho pela frente, como o Mundial, que já estou classificada. Entretanto, tive uma grata surpresa e gostei muito da prova”, afirmou Jéssica, que se vencer o Mundial este ano conquistará o tricampeonato.
“Cada ano que passa o Mundial fica mais difícil, pois a modalidade tem conquistado novos adeptos. Por isso, o numero de adversárias vem aumentado e cada vez são mais fortes. Mas vou atrás do pódio e estou me preparando para isso”, revelou.
Balanço positivo
Com seis etapas, o Circuito Amazonense de Triathlon ganhou uma nova “roupagem” este ano. Agora, segundo o presidente da Fetriam, Antonio Neto, cada prova do evento receberá uma disputa que faz parte da modalidade olímpica.
“Resolvemos inovar este ano e logo na primeira disputa já tivemos um saldo positivo, pois batemos o número de inscritos, sendo 111 no total. Desta vez, a etapa do Circuito foi o Aquathlon e a próxima edição será uma outra modalidade proveniente do triathlon. Teremos grandes surpresas para 2014”, comentou Neto.
Resultado Elite Masculina
1- José Diego Soares – 33min16
2- Leandro Cabral – 37min37
3- Vanderlandes Santos – 38min35
4- João Pereira – 38min36
Resultado Elite Feminina
1- Jéssica Santos – 35min33
2- Ylse Shinzato- 39min53
3- Patrícia Carvalho – 42min41
4- Myrtle Pearl – 46min49