Segunda-feira, 24 de Junho de 2019
FOCO

Judocas amazonenses se preparam para a disputa da Copa Glória em agosto

Copa Glória de Judô deve reunir centenas de atletas da região Norte em um dos eventos mais tradicionais do esporte em Manaus



Turma_judo_luta.jpg A Copa Glória de Judô é realizada desde 1994. Foto: Márcio Silva
24/07/2018 às 18:11

Está chegando a 18ª edição da tradicional Copa Glória de judô, que faz parte da história da modalidade no Amazonas desde os anos 1990. A competição vai acontecer no dia 11 de agosto, no Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, Zona Oeste de Manaus, e vai reunir atletas de 35 escolas de judô, incluindo expoentes do esporte amazonense, e atletas de academias do Estado de Roraima e de municípios do Amazonas, como Carauari. As inscrições seguem abertas até o dia 1º de agosto.

História

A Copa Glória aconteceu pela primeira vez em 1994, logo após a criação da Associação Glória de Artes Marciais. David Azevedo, idealizador e organizador do evento, conta que na época, as únicas competições de judô que aconteciam na cidade eram as realizadas pela federação e também a Copa Armando Jimenes. Hoje, a Copa Glória é a mais tradicional do Amazonas. “De 94 para cá realizamos a competição. Paramos por um período por falta de apoio para o evento, mas retornamos, e estamos indo para a 18ª edição. Hoje, ela é a competição de judô mais antiga e a mais popular do Estado”, declarou.

O professor David morava no bairro da Glória, e por ter tido escola de judô na região, criou a Associação de artes marciais e também a Copa Glória, na época. “Hoje, eu não tenho mais a academia lá, mas a Copa Glória continua firme e forte. Ano passado, foi a competição do Amazonas que mais teve atletas participando, e este ano acredito que teremos mais atletas ainda, até porque eles estão tendo poucas competições este ano”, enfatiza.

Competição e festival

A Copa Glória abre espaço tanto para atletas experientes como para os que estão iniciando. “É competição e festival também, então, mesmo os atletas de escolinhas vão participar porque o objetivo é a interação também”, destaca David. O professor é o responsável pelas escolinhas de judô da Vila Olímpica e do Centro de Convivência Magdalena Arce Daou.

Pedro Magalhães, 9, treina no Centro, pratica judô desde o ano passado, parou por um tempo, agora voltou para valer e conta o porquê. “O judô não é só pra derrubar o outro, é para aprender a se defender também. O principal é a técnica”, disse ele. Pedro vai participar da Copa Glória, e está confiante. “Já ganhei até medalha de bronze, e vou participar de novo para ganhar medalha de ouro dessa vez”, destacou.

Carla Ramos, 9, faz judô há dois anos e participou de seis competições. Na Copa Glória do ano passado ela foi campeã na sua categoria. “Já ganhei outras vezes, conheço minhas adversárias e estou confiante”, disse ela.

Foco nos campeonatos brasileiros e nas seletivas nacionais

O professor de judô, Aron Barbosa, da academia Fort Judô, está preparando seus atletas para as competições nacionais, e destaca que a Copa Glória de Judô contribui para essa preparação. “Acredito que devo levar 30 atletas para a Copa Glória. Ela é importante porque serve como preparação para competições oficiais, como Brasileiros e seletivas nacionais, que virão no segundo semestre. Em princípio, cinco alunos que vão aos Brasileiros e, no final do ano, à Seletiva nacional, irão participar da Copa Glória para se preparar", disse Aron.

Calendário

Entre os dias 16 e 17 de agosto, haverá o Troféu Brasil Interclubes de Judô e nos dias 18 e 19, o Grand Prix Nacional de Judô, ambos em Canoas (RS); entre 22 e 23 de setembro, haverá o Campeonato brasileiro Sub-13, em Campo Grande (MS); Nos dias 9 e 10 de outubro, acontece o Brasileiro Sênior, na Bahia; e nos dias 25 e 26, a seletiva Sub-18, em Porto Alegre.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.