Publicidade
Esportes
Brasileiro Sub 13

Judocas do Amazonas participam de campeonato na Bahia

A mais nova geração do judô amazonense viaja para o brasileiro da modalidade em busca de grandes resultados para o Amazonas. 21/10/2016 às 05:00
Show 155046181016sub 13
Pequenos judocas participam de lutas no sábado (22) e domingo (23). (Foto: CBJ)
Jéssica Santos Manaus - AM

Dez atletas do Amazonas viajam na madrugada desta sexta-feira (21) em busca de um futuro promissor no judô. Eles vão participar do Campeonato Brasileiro de Judô Sub 13, na Bahia.

É a primeira competição fora do Estado da maioria deles, mas todos passaram por uma seletiva no mês de julho, e desde então treinam todas às terças e quintas, no centro de treinamento da Rua Monsenhor Coutinho, com o professor escolhido para acompanhar a turma nos treinos e na competição, Robson França.

O presidente da Federação Amazonense de Judô, Aldemir Nascimento, acredita no bom desempenho dos atletas, apesar da inexperiência dos judocas."Eles têm pouca experiência, mas estão muito bem treinados e tenho certeza que o Amazonas estará bem representado”.

Uma parte da viagem deles foi custeada pela Confederação Brasileira de Judô e a outra paga por eles mesmos. “Não tínhamos passagens para todos, então foram os pais deles que juntaram dinheiro e pagaram; cinco atletas não tiveram condições de ir, mas o importante é que temos um grupo de 10 atletas de alto-rendimento para a competição”, disse o presidente da federação do Amazonas.

Muito jovens para competir?
Aldemir Nascimento falou ainda que os judocas podem começar cedo a treinar, desde os 9 e 10 anos. Mas é a partir dos 11 e 12 anos que a preparação fica mais séria, pois eles precisam conhecer bem as regras do esporte para competir no campeonato brasileiro. Ele acredita no trabalho de base que foi feito pela federação. “Vale a pena investir numa criança, pois logo ficam maiores e despontam em categorias e competições importantes do judô, como um Sul-Americano, Pan-Americano, e podem chegar às Olimpíadas”, ressaltou.  

A competição
Segundo a Confederação Brasileira de Judô (CBJ), a competição reunirá mais de 200 atletas no Centro de treinamento da CBJ, em Lauro de Freitas, na Bahia. Lá, a mais nova geração do judô brasileiro lutará pelo título nacional, que dará direito ao judoca de representar o Brasil no Campeonato Pan-Americano Sub 13 deste ano.

As lutas começam no sábado, às 9h30, com as categorias Super Ligeiro, Ligeiro e Meio Leve, pela manhã; Leve, Meio Médio e Médio, a partir das 14h30. No domingo, às 9h, serão definidos os campeões dos pesos Meio Pesado e Pesado.

 

Publicidade
Publicidade