Publicidade
Esportes
Craque

Jungle Bowl: torneio de futebol americano acontece este fim de semana em Manaus

Segunda edição de torneio contará com a participação de uma equipe do Pará e presença feminina 29/03/2013 às 11:37
Show 1
Os três dias de jogos farão a Nilton Lins tremer
Allan Gomes Manaus

O ano de 2013 definitivamente já se mostra como singular para a capital amazonense no calendário esportivo. Recebendo cada vez mais competições e eventos de projeção, até mesmo modalidades menos populares têm iniciado ou trazido novas edições de campeonatos mais significativos. É o caso do Jungle Bowl, torneio interestadual de futebol americano que inicia nesta sexta-feira (29) e vai até domingo (31), com jogos femininos a partir das 10h e jogos masculinos a partir das 14h, no campo da UniNilton Lins, localizada no bairro do Parque das Laranjeiras.

Na disputa, organizada pela Liga Amazonense de Futebol Americano (LAFA), estarão os times amazonense Manaus Cavaliers - atual campeão -, Ajuricaba Warriors e Rio Negro Mustangs, além do Titans F.A, do Pará.

O objetivo do torneio é aumentar a visibilidade do futebol americano local e agregar mais times de outros Estados para a criação de uma futura Liga Norte. “Quem sabe uma futura liga Norte seja prévia para selecionar um representante da região para o Campeonato Brasileiro”, projeta Mauro Neto, diretor de marketing da LAFA.

O bom momento da modalidade marca também uma expansão da prática. “Durante o torneio receberemos os secretários de esportes dos municípios de Iranduba e Presidente Figueiredo, que têm interesse em fomentar a criação de times de futebol americano no interior”, revela Felipe Dionísio, presidente da Lafa.

Aperfeiçoamento
Nesta quinta-feira (28) os interessados por futebol americano tiveram uma oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos com uma clínica ministrada pelo técnico Steve Sloan, do grupo missionário “American Football Mission Team”, sediado na Flórida, nos Estados Unidos. Abordando técnicas, fundamentos, trabalhos, esquemas ofensivos e defensivos, além de prática com a mecânica de várias posições do esporte.

Além de Sloan, a modalidade também está recebendo dois árbitros da Confederação Brasileira de Futebol Americano que apitarão os jogos do Jungle Bowl. “É importante a presença desses árbitros pois projeta o futebol americano local nacional e internacionalmente”, avalia Dionisio, confiante no crescimento que o esporte terá no Estado nos próximos anos.

Publicidade
Publicidade