Publicidade
Esportes
VAGA

Lançador de dardos amazonense pode conquistar vaga nas Paralimpíadas

No último fim de semana, ele conseguiu obter o índice B, exigido pela organização dos Jogos, durante o Circuito Brasil Loterias Caixa de Atletismo, em São Paulo 28/06/2016 às 16:23
Show sjhsad
Prata conquistada por Brendow colocou o paratleta amazonense no topo do ranking brasileiro do lançamento de dardo categoria F12. Convocação será no dia 19 de julho (João Maia da Silva/Sesi-sp)
Dani Brito

O lançador de dardo amazonense Brendow Christian de Souza Moura, de 20 anos, está a um passo de conquistar uma vaga para as Paralimpíadas Rio 2016. No último fim de semana, ele conseguiu obter o índice B, exigido pela organização dos Jogos, durante o Circuito Brasil Loterias Caixa de Atletismo, em São Paulo.

Na ocasião, Brendow conseguiu o vice campeonato, além de quebrar o próprio recorde, com a marca de 41,01 metros e melhorar a colocação no ranking mundial, passando de 17º, para 12º lugar entre os melhores do planeta em sua categoria, a F12. “Foi uma ótima competição, pois melhorei minha marca pessoal e alcancei a marca para participar desse evento tão grandioso. Agora é esperar pela convocação da seleção brasileira para os Jogos. O índice eu já tenho”, comemorou o paratleta amazonense, em conversa exclusiva com a equipe do MANAUS HOJE.

Mesmo obtendo o índice B, Brendow pretende melhorar seu lançamento na segunda fase do circuito, que será realizada dos dias 15 a 17 de julho, também em São Paulo. “Ainda tenho a chance de evoluir e garantir a convocação. Todavia, vai depender do número de vagas e de quais posições irão chamar. Atualmente, eu sou o brasileiro melhor colocado, na minha categoria”, destacou Brendow. Ele mora em São Paulo há cinco meses e treina na equipe do Sesi paulista, onde é acompanhado pelo treinador Daniel Bistola.

Brendow confessa que a vontade de participar das Olimpíadas é imensa, porém, lembra que além dos Jogos do Rio 2016, ele também deseja ir ao Mundial de paratletismo, que acontece no ano que vem, em Londres. “Estamos conseguindo evoluir muito e isso é só o começo de uma grande história. As chances são reais. Quero fazer história para o esporte amazonense e brasileiro, e quem sabe até em nível mundial. Agradeço muito a Deus e minha família, pois eles são o meu suporte, estímulo e base”, ressaltou o Brendow, que em São Paulo é mais conhecido como “Manaurara”.

 A tão sonhada convocação para os jogos olímpicos deve ser anunciada no dia 19 de julho. Ele garantiu que caso seja convocado, irá dar um jeito para que a família dele vá ao Rio para torcer participar desse momento único na vida deles.

10% da visão. Possui Brendow. Ele pratica o lançamento de dardo desde 2014. Ele conseguiu vários títulos regionais e resolveu apostar tudo e ir morar em São Paulo, no começo do ano.

Publicidade
Publicidade