Publicidade
Esportes
CLIMA DE COPA

Leitor do jornal Manaus Hoje coleciona ‘Raio-X do MH’ e dá pitacos sobre a seleção

Clóvis Batista, de 85 anos, tem todos os exemplares do guia especial com informações, dados e curiosidades sobre as 32 seleções participantes da Copa do Mundo 2018 22/06/2018 às 19:44 - Atualizado em 23/06/2018 às 08:44
Show mh
Foto: Junio Matos
Dayson Valente Manaus (AM)

Chegar na terceira idade exige certos cuidados com a saúde. Mas, nem sempre significa deixar de lado o que você mais gosta de fazer. Por exemplo, ler jornais e torcer por um time de futebol. Esses são os passatempos prediletos de Clóvis Batista. Todos os dias, o senhor de 85 anos se divide entre a TV e as páginas do MANAUS HOJE para ficar por dentro das informações do seu esporte preferido. 

E por se tratar em ano de Mundial, o fiel leitor tratou de colecionar todos os exemplares do “Raio-X do MH”, um guia especial que abordou informações, dados e curiosidades das 32 seleções participantes do torneio da Rússia. Uma aula que não existe idade adquirir novos conhecimentos e alimentar a paixão pelo esporte mais popular do país. 

Fanático por futebol, seu Clóvis afirma que aprendeu bastante coisa sobre os países lendo os exemplares. Seu Clóvis conta que começou a colecionar os especiais da Copa a partir do segundo exemplar, sobre a Costa Rica. “Não havia comprado o jornal por alguns dias. Aí, quando comprei, vi o especial da Costa Rica. Confesso que não entendi o sentido da coisa. Mas, depois que saiu do Peru, percebi que se tratava de uma série”, afirma o idoso. 

A partir de então, Clóvis começou a guardar cada um dos exemplares, mas teve que pedir ajuda quando sentiu falta da seleção carrasco dos brasileiros: Alemanha. “Quando saiu o Brasil, que foi por último, notei a ausência da Alemanha. Com a ajuda da minha filha, fui atrás de vocês para completar a minha coleção”, comenta Clóvis, que recebeu o exemplar sobre a seleção alemã nessa quarta-feira (20), no momento da reportagem.

Com dificuldades de locomoção, devido a uma fratura no fêmur, o idoso destaca que o jornal tem uma importância enorme na sua vida. “Como sofri uma queda, a minha única distração é a TV e o jornal. Agora com a coleção completa, vou ver os jogos sabendo de tudo”, comenta seu Clóvis, que é torcedor do Fast e do Flamengo. 

Desconfiado com a seleção

Sobre a equipe de Tite, Clóvis não vê os jogadores dedicados e enxerga o time sem inspiração durante os jogos. “Não vejo uma confiança firme, parece que está faltando algo, mesmo com tantos bons jogadores”, afirma Clóvis.

Apesar do otimismo pelo hexa, o senhor afirma que suas memórias provam o contrário. “Em 82, lembro que fiz uma grande churrascada com meus filhos pela Seleção e ela perdeu o título. Já em 2002, estávamos desacreditados e conquistamos o penta. Vamos ver”, afirma Clóvis.

Publicidade
Publicidade