Publicidade
Esportes
DEFINIÇÃO

Libertadores Feminina terá grupos definidos em sorteio na Arena da Amazônia

Competição continental acontece em Manaus a partir do dia 18 e grupos serão conhecidos nesta quarta-feira; Iranduba é um dos três times do Brasil no torneio 07/11/2018 às 07:18
Show irandu 745fe2ac e424 4d00 9f10 a1afa01bcfff
Valter Cardoso Manaus

A contagem regressiva já começou, faltam 11 dias para o início da Copa Libertadores da América Feminina, que será disputada em solo amazonense, e nesta quarta-feira (7) mais um passo importante será dado: o sorteio dos grupos da competição.

A cerimônia acontece na Arena da Amazônia, às 19h, e vai contar com representantes das entidades participantes da organização da disputa. “O sorteio é conduzido pela Conmebol. Dos clubes participantes, apenas o Santos deve ter representante, porque o sorteio também vai ser transmitido pelo site da Conmebol, então não vimos  a necessidade de trazer todo mundo agora até porque as equipes já vão precisar estar aqui na semana que vem e é uma viagem bem longa. Nós vamos ter autoridades do Estado, autoridades da CBF,  algumas atletas do Iranduba e a imprensa”, explicou  o supervisor de competições de futebol feminino da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Romeu Castro.

Fórmula
O sorteio desta quarta-feira vai definir  três grupos com quatro equipes em cada. Ao fim da primeira fase, o primeiro colocado em cada um dos grupos avança além do melhor segundo entre os grupos.  “O campeão do ano passado é o Audax, então já fica automaticamente no grupo A, na posição A1. É o cabeça de chave. Os grupos B e C tem um sorteio que vai estar no recipiente 1 que tem o Colo-Colo (do Chile) e Urquiza (da Argentina). Aí no recipiente 2 vão estar Cerro Porteño (do Paraguai), Unión Española (do Equador) e o Santos. No terceiro vão estar, Atlético Huila (da Colômbia), Flor de Patria (da Venezuela) e Sport Girls (do Peru). No quarto, estarão Peñarol (do  Uruguai), Deportivo ITA  (da Bolívia) e Esporte Clube Iranduba”, explicou Romeu, que também esclareceu que os  clubes brasileiros não podem ficar na mesma chave.

“O Santos, por exemplo, não pode ficar no grupo do Audax. Então se o  Santos for  sorteado para o grupo A1,  o time passa automaticamente para o A2. Já o Iranduba não pode estar nem no grupo do Santos nem no do Audax”, pontuou Romeu.

Prestes a iniciar, a maior competição continental de futebol vem se fortalecendo a cada edição e a expectativa é que a edição realizada no Amazonas seja uma das mais emblemáticas. “É um campeonato que vai realmente fazer com que se voltem os olhares da América do Sul aqui para Manaus e esperamos, realmente, a maior libertadores de todos os tempos”, concluiu.

Disputa

A Libertadores será realizada no período de 18 de novembro a 2 de dezembro, em Manaus. A competição terá partidas na Arena da Amazônia e o Estádio Ismael Benigno (Colina). Os campos disponíveis para a realização de treinamentos das equipes serão o do Estádio Carlos Zamith e o do Sesi – Clube do Trabalhador, ambos localizados no bairro Coroado. A previsão é que as equipes  cheguem a Manaus já na próxima semana.

O preço dos ingressos ainda não foi definido, mas a expectativa é de que sejam vendidos a preços populares.

Publicidade
Publicidade