Publicidade
Esportes
Craque

Lucas Machado é a fera da luta olímpica no Amazonas

Apelidado de 'Russo', Lucas é apontado como a mais nova promessa de medalha na modalidade para o estado 10/05/2013 às 12:36
Show 1
'Russo' vem se destacando nos campeonatos nacionais e internacionais que disputa
acritica.com Manaus (AM)

Aos 17 anos, Lucas da Silva Machado é apontado como uma das maiores promessas da luta olímpica verde e amarela na atualidade. O amazonense do estilo livre até 66 kg vai à caça da medalha de ouro no Campeonato Brasileiro Júnior, neste sábado, 11 de maio, no ginásio do Cefan, na Penha, Rio de Janeiro.

“Foram quatro meses de treinamento. Não tem como não pensar em voltar para Manaus com um grande resultado”, diz o lutador do Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia (CTARA), apelidado de “Russo” pelos companheiros de equipe.

Dono de um estilo agressivo, com ataques certeiros nas pernas dos adversários, Lucas Machado é um dos mais fortes concorrentes da categoria no Brasileiro. A conquista credenciará os melhores para a seleção nacional que disputará o Pan-Americano de Luta Olímpica, de 12 a 14 de julho, no Chile.


Luta no sangue

A história de Lucas Machado tem o DNA do espírito olímpico. Ele é primo do atleta e técnico Waldeci Silva, 30, amazonense que participou dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro 2007.

“Vi que o esporte proporcionou viagens, faculdade, enfim, uma vida melhor para o Waldeci e fui também atrás do meu sonho, que é disputar a Olimpíada do Rio 2016”, conta Lucas Machado.


Atualmente, Lucas Machado vive apenas do esporte. Ele recebe as bolsas do Governo Federal (R$ 925) e Prefeitura de Manaus (R$ 4 mil). Mora na Vila Olímpica de Manaus, recebendo acompanhamento de especialistas do esporte, além de passagens para representar o Estado nas competições. A vida escolar está em dia, pois à noite ele cursa o 2º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Francisca Botinelly.

Publicidade
Publicidade