Publicidade
Esportes
Craque

Lutador medalhista olímpico Juan Marén vem a Manaus

Lutador olímpico, que conquistou a prata em Atlanta (1996) e Sydney (2000) e bronze em Barcelona (1992), dará palestra na cidade, na Convenção Brasileira de Preparação para Lutas, Artes Marciais e Modalidades de Combate 17/10/2014 às 18:10
Show 1
Será a primeira palestra de Marén (à esq.) no país
Lorenna Serrão Manaus (AM)

A Convenção Brasileira de Preparação para Lutas, Artes Marciais e Modalidades de Combate começa neste sábado (18), a partir das 8h, em Manaus. O evento que encerrará no domingo (19), acontecerá na Área Fit, Vieiralves, Zona Centro-Sul, e contará com a presença do ex-atleta cubano Juan Marén, que atualmente é treinador oficial da Fila - Federação Internacional que regulamenta a Luta Olímpica em todo o Mundo.

Marén, que irá palestrar pela primeira vez no Brasil, conquistou medalha de prata em Atlanta-1996 e Sidney-2000 e foi bronze em Barcelona-1992, pela luta olímpica, estilo greco-romana. Ele estará entre os nove palestrantes do evento, que terão como missão falar abertamente, através de uma linguagem simples, sobre tudo o que envolve as artes marciais, começando pela preparação dos atletas.

Segundo Leandro Paiva, autor do livro “Pronto pra Guerra” e organizador do evento, a presença de Marén “acrescentará e muito e também mostrará a diretriz da convenção de aproximar teoria e prática”.

“Juan Marén tem mestrado em Havana, Cuba, é poliglota e técnico da Fila. Mas acho que o grande diferencial mesmo é a experiência de competir ininterruptamente em três Olimpíadas”, comentou Paiva.

“Os 12 anos de prática no esporte de alto rendimento o renderam três medalhas olímpicas. Um lutador é fruto de esforço multidisciplinar. Juan consegue, como poucos, explicar na prática, de modo simples, tudo o que estudou na teoria e o que realmente dá resultado”, acrescentou.

Durante os dois dias de convenção, haverá cursos, palestras e mesas-redondas sobre preparação física, psicologia, nutrição e doping. Ao final, todos receberão um certificado chancelado e reconhecido nacionalmente. Educadores físicos, fisioterapeutas, nutricionistas, médicos, pedagogos, psicólogos ou qualquer pessoa que queira trabalhar ou conhecer melhor o mundo das artes marciais poderá participar do evento.

“Todos os palestrantes foram orientados para falarem sobre suas experiências de uma maneira simples e objetiva. Dessa forma, os participantes, sejam eles experientes ou não, conseguirão entender claramente”, disse Paiva, que também será um dos palestrantes.

As inscrições pela Internet já encerraram, mas quem ainda quiser participar poderá se inscrever amanhã, antes da convenção começar.

“Ainda restam 50 vagas, as pessoas poderão se inscrever na hora. E poderão pagar no cartão e parcelar o valor em até três vezes. Estudantes, mediante a comprovantes, e atletas registrados em qualquer federação de artes marciais pagarão R$ 150 e profissionais R$ 200”, explicou Paiva.

Publicidade
Publicidade