Lutadores amazonenses vão ao RJ em busca de vaga na seleção brasileira
De acordo com Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA), os vencedores da seletiva A representarão o País em campeonatos que nos Estados Unidos e Bulgária

A três anos e meio da abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, os atletas amazonenses da luta olímpica Waldeci Silva, 30, Rodrigo Falabella, 18, e Ednei Souza, 32, intensificam a preparação visando uma vaga na seleção brasileira que vai representar o país na competição.
Os três embarcam nesta sexta-feira rumo à cidade sede dos jogos de 2016, onde participarão neste sábado (19) e domingo (20) de uma seletiva que vai definir as equipes A e B para a temporada de eventos 2013.
De acordo com Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA), os vencedores da seletiva A representarão o País em campeonatos que acontecerão nos Estados Unidos e Bulgária, ambos no mês no fevereiro.
Já os escolhidos na seletiva B vão defender a camisa verde e amarela num torneio em Cuba. Os três países são referência na modalidade e, segundo o planejamento da CBLA, são fundamentais na estratégia de preparação para a Olimpíada de 2016.
Waldeci Silva, que atualmente ocupa o número 1 do ranking brasileiro até 60 kg, explica que o objetivo da equipe amazonense é garantir vaga na seleção A.
Ele conta que vem treinando pesado desde o ano passado no Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia (CTARA), que fica na Vila Olímpica e vê chances reais de o estado ser representado. Ainda segundo o atleta, a classificação para estes eventos internacionais é uma das principais estratégias da equipe amazonense neste período de preparação.
“Estamos fazendo um bom trabalho. Neste tempo que falta até as olimpíadas vamos intensificar este intercâmbio internacional, tanto trazendo atletas de fora para cá, como participando de torneios no exterior”, enfatizou Waldeci.
Apoio
Os lutadores recebem apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Desporto e Lazer (SEJEL) e da Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e Juventude (SEMDEJ), por meio do Programa Bolsa Atleta.