Publicidade
Esportes
Craque

Maioria dos brasileiros não sabe o que é Copa das Confederações

Pesquisa aponta que apenas 15% dos brasileiros sabe o que é Copa das Confederações e qual sua função. O evento terá início em junho deste ano, o Amazonas fica de fora pois a Arena da Amazônia ainda não está pronta. 01/04/2013 às 17:40
Show 1
A Copa das Confederações serve como evento teste para a Copa do Mundo a ser realizada em 2014
acritica.com Manaus (AM)

Em um pesquisa de mercado realizada nas cinco regiões do país, foi feita a seguinte pergunta: “sobre a Copa das Confederações, você sabe o que é?”. E as respostas foram surpreendentes, com 72% das pessoas dizendo que não.

A Copa das confederações é o torneio que será sediado pelo Brasil no próximo mês de junho, onde estarão em disputa os seis atuais campeões continentais, a campeã mundial e o país-sede da Copa do Mundo.

Um evento que serve como preliminar da própria Copa do Mundo, usado pela Fifa e por seus patrocinadores para testar a infraestrutura local.

Números da pesquisa

Entre os dias 22 de fevereiro e 7 de março foi realizada uma pesquisa com 1.000 pessoas em mais de 70 cidades brasileiras, espalhadas pelas cinco regiões do país.

Neste estudo foram ouvidos indivíduos de ambos os sexos, de todos os graus de escolaridade, com idade entre 16 e 70 anos, para saber o que os brasileiros entendem sobre a Copa das Confederações.

E apesar do crescimento expressivo do número de mulheres conhecedoras do universo futebolístico, elas representam a maior parcela das pessoas que não estão muito informadas sobre o assunto, sendo responsáveis por 88% deste público, contra 54% de homens que desconhecem o significado da Copa das Confederações.

A pesquisa constatou ainda que os jovens são os mais “antenados”. Entre indivíduos de 16 a 25 anos apareceu o melhor resultado, com 35% del es declarando saber do que se trata o evento. Na faixa de 25 a 34 anos, este número baixou para 33%. E a redução prosseguiu nas faixas de idades mais avançadas.

Conhecem, mas nem tanto

Entretanto, aos 28% que responderam saber realmente sobre o evento foi realizada a seguinte pergunta: “qual a melhor definição para a Copa das Confederações?”. Destes, apenas 53% deram a resposta correta.

"Ou seja, na verdade apenas 15% dos brasileiros sabem exatamente o que é a Copa das Confederações, nos dando a surpreendente realidade de que 85% das pessoas simplesmente desconhecem o evento, ou ainda fazem muitas confusões sobre seu significado e importância", declara Davi Bertoncello, diretor executivo da Hello Research.

Aqui, novo destaque para os homens: 60% deles acertaram, contra apenas 30% das mulheres. Destaque também para a região Sul e a região Nordeste (com 74% e 66% de respostas corretas, respectivamente).

Outro fator percebido refere-se às pessoas com mais estudo, indivíduos com superior completo ou mais, formam o grupo mais bem informado sobre o evento, com 43% deles dizendo saber do que se trata, e destes, aproximadamente 70% sabiam efetivamente.

"É evidente que, por conta dos interesses comerciais de grandes marcas e instituições, vai haver muita comunicação sobre o evento que, a cada dia, vai melhorar seu índice de conhecimento até o início da competição. Mas, de qualquer forma, é surpreendente perceber que a maioria dos brasileiros não sabe ao certo o que é a Copa das Confederações, mesmo nós estando a pouquíssimos meses de seu início no Brasil", complementa Bertoncello.

Publicidade
Publicidade