Publicidade
Esportes
Craque

Manaus assina contrato de cidade-sede dos jogos Olímpicos Rio 2016

Em solenidade realizada no Teatro Amazonas, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, assinou o documento que torna Manaus, oficialmente, uma cidade olímpica 06/08/2015 às 21:47
Show 1
Prefeito Arthur Neto assina o documento que credencia Manaus como cidade olímpica
Camila Leonel e Felipe de Paula Manaus (AM)

CONFIRA A GALERIA DE IMAGENS

Manaus agora é, oficialmente, uma cidade olímpica. A assinatura do contrato de cidade-sede foi assinado na tarde desta quinta-feira (6) a 365 dias da abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Em uma solenidade realizada no Teatro Amazonas, o termo foi assinado com apresença de autoridades locais e do Comitê Olímpico Internacional (COI), além de menbros do Comitê Organizador Rio 2016.

A celebração teve apresentação dos Bois Garantido e Caprichoso, da Orquestra Filarmônica do Amazonas, e da cantora Márcia Siqueira, que se apresentou ao lado do mascote olímpico Vinícius.Participaram da cerimônia o prefeito de Manaus, Artur Neto, o governador do Amazonas, José Melo, o senador Omar Aziz, os presidentes estadual e municipal do Comitê Organizador local dos Jogos Olímpicos, Mário Aufiero e Bernardo Monteiro de Paula, respectivamente, além da vice-presidente do Comitê Olímpico Interancional, Nawal El Moutawakel.

A marroquina, primeira mulher africana a conquistar uma medalha de ouro em Jogos Olímpicos, em Los Angeles, em 1984, elogiou a escolha de Manaus como cidade-sede do torneio de futebol olímpico e falou, em consonância com as outras autoridades presentes, que Manaus já está preparada para receber os jogos de futebol.

“Encabecei a comissão de avaliação (do COI) na minha primeira visita ao Rio e todas as promessas feitas (pelas autoridades) lá estão sendo cumpridas. O mesmo sentimento se estende a Manaus. Manaus mostrou para o mundo que é uma cidade que ama o esporte, que ama o movimento olímpico e uma cidade está pronta para receber os Jogos”, disse a dirigente.

Nawal disse ainda que esperar voltar a Manaus durante a realização dos Jogos e agradeceu à cidade, as autoridades públicas e ao amigo pessoal Roberto Gesta, amazonense que é presidente da Confederação Sul-Americana de Atletismo (Consudatle) e um dos responsáveis pela articulação da candidatura manauara no COI.

Com discursos devidamente afinados, as autoridades presentes declaram que Manaus é a cidade mais adiantada entre as que receberão os Jogos do torneio de futebol (além de Manaus e Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, São Paulo e Belo Horizonte), ressaltando a repercussão do sucesso da Copa do Mundo na cidade e a expectativa brasileira de realizar os “melhores Jogos Olímpicos da his-tória”.

“Manaus agora tem o reconhecimento internacional de sua capacidade de gestão, de organização. Em curto espaço d tempo, conseguiu apresentar os requisitos necessários para o concurso e hoje é, disparada, a cidade mais bem preparada para a realização do torneio de futebol”, disse o diretor excutivo de operações do COI, coronel Marco Aurélio Vieira.

Os jogos

Manaus receberá ao menos seis jogos dos torneios masculino e feminino de futebol olímpico nos dias 4, 6 e 9 de agosto do próximo ano (sub-23, com até três jogadores acima dessa idade). A cidade, porém, tem chances de receber partidas da fase de mata-mata. 

Frases em destaque

“Manaus é hoje, disparada, a cidade mais bem preparada para a realização do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de 2016” - Coronel Marco Aurélio, diretor de operações da Rio 2016

“Aquilo que fizemos na Copa do Mundo de 2014, vamos fazer melhor ainda agora. Vamos ser a melhor  sede dessa Olimpíada” - Prefeito Artur Neto

“Manaus mostrou para o mundo que é uma cidade que ama o movimento olímpico e uma cidade está pronta para receber os Jogos” - Nawal El Moutawakel, vice-presidente do COI

“Os Jogos Olímpicos tem um significado de unir os povos. (...) Queria com essas palavras declarar aberto o ano olímpico no Amazonas” - Governador José Melo

Publicidade
Publicidade