Publicidade
Esportes
Craque

Manaus é confirmada como sede do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de 2016

Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de 2016 usou o perfil oficial no microblog Twitter para confirmar a notícia de que Manaus está entre as cidades que receberão duelos do futebol masculino e feminino 16/03/2015 às 10:25
Show 1
Após sucesso de público e crítica na Copa do Mundo da Fifa, em 2014, a Arena da Amazônia receberá partidas do futebol olímpico em 2016
ACRITICA.COM Manaus (AM)

Manaus foi confirmada na manhã desta segunda-feira (16) como cidade-sede do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de 2016. O anuncio foi oficializado via Twitter oficial dos Jogos Olímpicos. Reportagem do site Globo Esporte confirmou que houve uma reunião na manhã desta segunda, na sede da Fifa, em Zurique, na Suíça, que confirmou a entrada da cidade.

Na ocasião, o gerente de competições  esportivas do Comitê Olímpico comentou a inclusão de Manaus no torneio. "O futebol já é um dos esportes de maior audiência das Olimpíadas, e acreditamos que no Brasil isso ficará ainda mais forte. Nossa ideia sempre foi levar o futebol para todo o País e é possível que essa modalidade saia do Rio de Janeiro, sede dos Jogos. Estamos muito satisfeitos com a entrada de Manaus, acho que vamos cumprir bem nossa missão", exaltou Guilherme Marques.

De 3 a 20 de agosto de 2016, os 58 jogos serão disputados em seis cidades e sete estádios: Belo Horizonte (Mineirão), Brasília (Estádio Nacional Mané Garrincha), Manaus (Arena Amazônia), Rio de Janeiro (Maracanã e Engenhão), Salvador (Arena Fonte Nova) e São Paulo (Arena Corinthians).

“Os Torneios de Futebol Olímpico serão uma oportunidade fantástica de reviver o excelente clima visto durante a Copa do Mundo de 2014, não somente no Rio de Janeiro, mas em outras cinco cidades. Elas fizeram um trabalho ótimo e agora podem usar os estádios da Copa do Mundo e a infraestrutura já montada para unir o país para um grande evento mais uma vez. Estou confiante de que os times participantes terão uma experiência olímpica inesquecível”, afirmou Marco Polo del Nero, presidente do Comitê Organizador para os Torneios de Futebol Olímpico.

“A entrada de Manaus no calendário olímpico Rio 2016 enriquece o torneio com uma visita dos atletas de futebol a um dos locais mais icônicos do mundo. Tenho certeza de que o Amazonas receberá o mundo olímpico com uma celebração memorável”, disse Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador Rio 2016.

Ao todo, 16 países vão disputar o torneio masculino e 12, o feminino. Outros detalhes da tabela do torneio devem ser definidos pela FIFA e pelo Comitê Organizador Rio 2016 nos próximos dias. O calendário será confirmado num futuro próximo.

Até agora, duas seleções da América do Sul já garantiram presença na competição masculina: o Brasil, como país anfitrião, e a Argentina, campeã do Sul-Americano Sub-20. No feminino, o Brasil, como país-sede, e a Colômbia, vice-campeã da Copa América 2014, também carimbaram seus passaportes. As demais vagas serão definidas por meio de torneios classificatórios continentais até abril de 2016.

A competição olímpica masculina é disputada por jogadores até 23 anos (nascidos após 31 de dezembro de 1992), com exceção de três atletas sem limite de idade em cada equipe. O torneio começa no dia 4 de agosto – um dia antes da abertura oficial dos Jogos Olímpicos – e as 16 seleções serão divididas em grupos de quatro. Classificarão para a fase seguinte as duas melhores de cada grupo, e as fases de quartas de finais, semifinais e finais serão disputadas em playoffs. A luta direta por medalhas acontecerá no dia 20 de agosto, no Maracanã.

No feminino, não há restrição de idade. A competição começa no dia 3 de agosto – dois dias antes da cerimônia de abertura – e as 12 seleções serão divididas em três grupos de quatro. Passarão à fase seguinte as duas melhores de cada grupo e as duas melhores terceiras colocadas. As oito classificadas jogam as quartas de final, semifinais e finais em regime de playoffs. O campeão será conhecido no dia 19 de agosto, no Maracanã.


Publicidade
Publicidade