Quarta-feira, 12 de Maio de 2021
Barezão 2020

Manaus e São Raimundo abrem 104ª edição do Campeonato Amazonense

Equipes se enfrentam pela 1ª vez na Arena da Amazônia. Último jogo entre os clubes ocorreu em 2018, no estádio da Colina



Sem_t_tulo_CA66296A-9BCF-4A4A-A919-783765E5E6E1.jpg Foto: Divulgação/Manaus FC
20/01/2020 às 21:10

Não é papo furado e nem conversa pra boi dormir: o Barezão 2020 será a melhor edição do nosso estadual nos últimos 10 anos.

Pra fazer valer essa afirmação, nada melhor que colocar frente a frente, na abertura da competição, duas equipes responsáveis por feitos notórios do nosso futebol. Nesta terça-feira (21), às 20h30, na Arena da Amazônia, Manaus e São Raimundo escrevem o primeiro de 64 capítulos do Campeonato Amazonense deste ano. A partida inaugural terá transmissão ao vivo da TV A Crítica.



Querendo o tetra!
Após conquistar o acesso à Série C do Brasileirão 2020 em uma Arena da Amazônia completamente lotada, o Manaus Futebol Clube começa o ano disputando mais uma taça do Barezão.

Atual tricampeão do torneio estadual, o Gavião do Norte tenta o tetra, algo que não acontece há exatos 30 anos, quando o Atlético Rio Negro Clube, de 1987 até 1990, 'cantou de galo' pra cima dos adversários. Para um clube como o Manaus, que está em franco crescimento nos últimos anos, essa missão está longe de ser impossível.

“Todo jogo vai ser uma final para nós e para eles também. Estamos trabalhando firme e forte nesta pré-temporada, para estrear bem no Amazonense”, diz o meia Hamilton sobre a partida diante do São Raimundo.

Ídolo da torcida esmeraldina, Hamilton é um dos dois jogadores presentes nas 3 conquistas estaduais do Gavião do Norte, podendo se tornar treta juntamente com o clube. O outro jogador é o goleiro Jonathan, que já detém 4 títulos do Barezão (em 2012, o arqueiro foi campeão atuando pelo Nacional).

Bons tempos, velhos tempos...
Antes das 3 conquistas estaduais do Manaus, o último tricampeão do Barezão havia sido o São Raimundo, vencedor em 1997, 1998 e 1999.

Aquela foi uma era pra lá de vitoriosa do Tufão da Colina, que viveu as glórias do tricampeonato da extinta Copa Norte (1999, 2000 e 2001), o terceiro lugar da Copa Conmebol de 1999 e o vice-campeonato do Brasileirão Série C de 1999, que colocou o clube alviceleste na segunda divisão do futebol brasileiro, disputando a competição de 2000 até 2006.

Porém, a realidade do São Raimundo hoje em dia é bem diferente. Em 2020, o clube completa 13 anos sem participar de competições nacionais ou mesmo regionais. Ano passado, o clube disputou a Série B do Campeonato Amazonense, conseguindo o retorno à elite após ficar com o segundo lugar do torneio.

“Sabemos que vamos pegar, hoje, o adversário mais qualificado do Estado. Os garotos estão conscientes do que iremos encarar pela frente, do que temos que fazer e do ‘algo a mais’ que nós temos que ter durante o jogo para poder conseguir um resultado positivo”, diz o treinador Mazinho sobre a estreia da equipe alviceleste.

Histórico do confronto

Ao todo, Manaus e São Raimundo se enfrentaram 8 vezes ao longo de sua história, mas nenhuma dessas partidas aconteceu na Arena da Amazônia. Foram seis jogos na Colina, um no Carlos Zamith e um no Valdizão (estádio que fica no município de Manaquiri).

O Gavião do Norte lidera as estatísticas do duelo com 4 vitórias, 3 empates e apenas uma derrota. A única vitória do Tufão da Colina sobre o Manaus aconteceu em abril de 2015.

Os maiores artilheiros da partida são Hamilton (Manaus) e Ramon (São Raimundo), com 3 gols cada. Em 2017, Hamilton fez sua primeira partida como titular do Manaus, justamente diante do São Raimundo, marcando três vezes na goleada da equipe esmeraldina por 4 a 0.

Os 3 gols de Ramon também vieram de uma vez só. Na vitória por 3 a 2 do São Raimundo sobre o Manaus, o atacante foi responsável por todos os gols do Tufão da Colina na partida. Natural de Araranguá (SC), Ramon foi vítima de uma parada cardiorrespiratória em outubro de 2018, que tirou-lhe a vida.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.