Publicidade
Esportes
Craque

Manaus ‘entra de sola’ na campanha para se tornar cidade Olímpica

Comissão encabeçada pelo presidente da Confederação Sul-Americana de Atletismo, Roberto Gesta, lançará a candidatura da capital amazonense para ser sede das partidas de futebol dos Jogos Rio 2016 13/01/2015 às 15:00
Show 1
Manaus lançará candidatura para receber os jogos de futebol da Olimpíada do Rio 2016.
Denir Simplício Manaus (AM)

122 anos depois de o francês Pierre Coubertein fundar o Comitê Olímpico Internacional (COI), a “Paris dos Trópicos” poderá, enfim, receber os Jogos Olímpicos. Manaus lançará a candidatura para receber as partidas de futebol do maior evento esportivo do mundo. Para o sonho olímpico manauara se tornar realidade, uma comissão sob a liderança de Roberto Gesta tentará seduzir o COI a trazer as Olimpíadas para a capital do Amazonas.

A candidatura de Manaus será oficializada durante o Congresso da Confederação Sul-Americana de Atletismo (Consudatle), no dia 17 de janeiro, onde Roberto Gesta será aclamado para assumir a entidade por mais quatro anos. Após a assembleia que reunirá presidentes de todas as federações de atletismo da América Latina, além de representantes do esporte de todo o mundo, a Arena da Amazônia passará por uma vistoria feita pelas autoridades ligadas ao COI.

Os ex-campeões olímpicos o russo Sergey Bubka, hoje membro da Comissão de Avaliação Rio-2016, e o britânico Sebastian Cole, presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, estarão entre os membros na vistoria.

A comissão se reuniu com o governador José Melo na manhã desta terça-feira (13) e recebeu carta branca para fazer de Manaus uma cidade olímpica. O representante do Estado, Ricardo Marrocos, da Secretaria de Estado, Juventude Desporto e Lazer (Sejel) confirmou apoio irrestrito do governador. “Nos reunimos com o governador ainda pouco e assim que ele soube da notícia, se prontificou a ajudar no que for necessário”, afirmou.

Gesta afirmou que está convicto de que Manaus será a sede escolhida pelo COI e se juntará a São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Salvador, além do Rio de Janeiro como sedes do torneio de futebol das Olimpíadas. “Manaus tem toda a estrutura pronta para receber os jogos. Nós sediamos a Copa de Mundo há meses atrás e a cidade foi muito bem avaliada pelos organizadores da Fifa. O que nos favorece em muito para recebermos as Olimpíadas”, explicou o presidente da Consudatle. 


Publicidade
Publicidade