Domingo, 23 de Fevereiro de 2020
Craque

Manaus ‘entra de sola’ na campanha para se tornar cidade Olímpica

Comissão encabeçada pelo presidente da Confederação Sul-Americana de Atletismo, Roberto Gesta, lançará a candidatura da capital amazonense para ser sede das partidas de futebol dos Jogos Rio 2016



1.jpg Manaus lançará candidatura para receber os jogos de futebol da Olimpíada do Rio 2016.
13/01/2015 às 15:00

122 anos depois de o francês Pierre Coubertein fundar o Comitê Olímpico Internacional (COI), a “Paris dos Trópicos” poderá, enfim, receber os Jogos Olímpicos. Manaus lançará a candidatura para receber as partidas de futebol do maior evento esportivo do mundo. Para o sonho olímpico manauara se tornar realidade, uma comissão sob a liderança de Roberto Gesta tentará seduzir o COI a trazer as Olimpíadas para a capital do Amazonas.

A candidatura de Manaus será oficializada durante o Congresso da Confederação Sul-Americana de Atletismo (Consudatle), no dia 17 de janeiro, onde Roberto Gesta será aclamado para assumir a entidade por mais quatro anos. Após a assembleia que reunirá presidentes de todas as federações de atletismo da América Latina, além de representantes do esporte de todo o mundo, a Arena da Amazônia passará por uma vistoria feita pelas autoridades ligadas ao COI.



Os ex-campeões olímpicos o russo Sergey Bubka, hoje membro da Comissão de Avaliação Rio-2016, e o britânico Sebastian Cole, presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, estarão entre os membros na vistoria.

A comissão se reuniu com o governador José Melo na manhã desta terça-feira (13) e recebeu carta branca para fazer de Manaus uma cidade olímpica. O representante do Estado, Ricardo Marrocos, da Secretaria de Estado, Juventude Desporto e Lazer (Sejel) confirmou apoio irrestrito do governador. “Nos reunimos com o governador ainda pouco e assim que ele soube da notícia, se prontificou a ajudar no que for necessário”, afirmou.

Gesta afirmou que está convicto de que Manaus será a sede escolhida pelo COI e se juntará a São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Salvador, além do Rio de Janeiro como sedes do torneio de futebol das Olimpíadas. “Manaus tem toda a estrutura pronta para receber os jogos. Nós sediamos a Copa de Mundo há meses atrás e a cidade foi muito bem avaliada pelos organizadores da Fifa. O que nos favorece em muito para recebermos as Olimpíadas”, explicou o presidente da Consudatle. 



Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.