Publicidade
Esportes
Craque

Manaus lança Ano Olímpico com boi-bumbá e mascote Vinicius, hoje, às 17h, no Teatro Amazonas

Na cerimônia, o governador José Melo e o prefeito Arthur Neto assinarão contrato que oficializa a participação de Manaus no torneio olímpico de futebol dos Jogos Olímpicos Rio 2016 06/08/2015 às 09:22
Show 1
O mascote olímpico Vinicius será um dos atrativos da cerimônia, em especial para a criançada
Felipe de Paula Manaus (AM)

Hoje, dia seis de agosto de 2015, é um dia histórico para Manaus. A partir desta data, a cidade sela seu compromisso com o maior evento esportivo da humanidade - os Jogos Olímpicos - e se coloca definitivamente no mapa  como uma das mais importantes cidades da América do Sul, a capital da Amazônia.

Em cerimônia marcada para às 17h, no cartal-postal da cidade, o Teatro Amazonas, o governador José Melo e o prefeito Arthur Neto assinam o Host City Contract, ou Contrato de Cidada-sede, que oficializa a participação da cidade no torneio olímpico de futebol das Olimpíadas Rio 2016.

Além disso, a Comissão Organizadora dos Jogos na cidade lançará seu programa de voluntários e o programa nacional Transforma, que deverá inserir em 100 escolas escolas públicas da cidade o espírito olímpico, introduzindo os estudantes na prática de esportes disputados nos Jogos.

Nos 4, 6 e 9 de agosto, a Arena da Amazônia receberá seis jogos dos torneios masculino e feminino de futebol, com grandes chandes de receber, mais à frente, uma partida das quartas de final da disputa olímpica, segundo adiantou ontem o presidente da Comissão Organizadora Local dos Jogos Olímpicos em Manaus, o secretário de estado Mário Aufiero.

Segundo Aufiero, embora a cidade tenha sido a última a ser incluída como participante do torneio, a capital do Amazonas será a primeira a oficializar a participação do evento, para o qual é esperado o dobro de visitantes da Copa do Mundo de 2014, quando Manaus recebeu quatro jogos e mais de 100 mil turistas de dezenas de países.

“A assinatura do contrato representa selar definitivamente manaus como cidade olímpica. A partir desse momento, Manaus passa a ter essa chancela, que nunca mais será tirada”, diz o secretário.

A festa

Para celebrar a assinatura do contrato de cidade-sede dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e lançamento oficial do Ano Olímpico na cidade, uma cerimônia especial do lado externo do Teatro Amazonas contará com a presença de um dos mascotes do mega evento, o gracioso Vinicius, cujo nome rende homenagem ao grande poeta da Bossa Nova, Vinicius de Moraes, além de apresentação  da cantora Márcia Siqueira e da Orquestra Filarmônica do Amazonas.

Uma das surpresas do evento, adiantada pelo presidente da Comissão Organizadora dos Jogos na cidade, Mario Aufiero, será uma apresentação de boi-bumbá de Parintins, tradicional manifestação cultural amazônica que está entre uma das mais emblemáticas expressões do folclore nacional. A celebração, custeada pela Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas, será aberto ao público.

“Este evento marca a contagem regressiva para um grande evento para o Brasil, que será as Olimpíadas 2016. E Manaus já mostrou que pode receber com grandiosidade eventos como este, a exemplo da Copa do Mundo, bem como os turistas que por aqui passarão durante sua realização, por meio de nossos diversos atrativos regionais e culturais”, destacou o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga.

Considerado um marco para a trajetória manauara na caminhada para o sonho olímpico, o evento terá a presença do governador do Amazonas, José Melo e o prefeito Arthur Neto e, ainda, da vice-presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Nawal El Moutawakel, e o diretor geral de Operações da Rio 2016, general Marco Aurélio Vieira, além de estudantes de escolas públicas do Estado.

De acordo com o secretário municipal de cultura e presidente da Comissão Municipal de Organização dos Jogos, Manaus é a cidade mais adiantada entre as cidades que receberão o torneio de futebol dos Jogos Olímpicos. “Manaus é a primeira cidade a assinar o contrato de Cidade-sede e a primeira a lançar seu próprio programa de voluntariado, ação que mais adiante será replicada pelas demais cidades”, disse ele destacando a intregração da cidade com o Comitê Organizador nacional.

“Temos uma série de programas e ações que começam a ser executadas a partir de agora que aproximarão cada vez mais o público amazonense do clia dos jogos. Internamente o Comitê Organizador local está atuando mais integrado com o Rio 2016 e com a vantagem de estar na vanguarda das ações entre todas as cidades do futebol”, destacou o gestor.

Publicidade
Publicidade