Quarta-feira, 22 de Setembro de 2021
Derrota

Manaus perde para o Ferroviário-CE e acumula três jogos sem vitórias na Série C

Com gol no primeiro tempo, o Ferrão garantiu os três pontos e a liderança do grupo A, enquanto o Gavião está em 7º



EE5C01EA-706E-4F53-BEB4-8C579E38D24E_A6FAADC8-E347-4140-9353-409EED800DEB.jpeg Foto: Xandy Rodrigues/Manaus FC
18/07/2021 às 19:47

Em mais uma partida fora de casa, o Manaus foi derrotado pelo Ferroviário-CE na noite deste domingo (18), pelo placar de 1 a 0, no estádio Vovozão, pela oitava rodada da Série C. Com belo arremate aos 24 minutos da primeira etapa, Reinaldo fez o gol que definiu o confronto e levou o Ferrão à liderança do grupo A, com 14 pontos. Já o Gavião do Norte agora ocupa a sétima posição, dois pontos acima do primeiro time na zona de rebaixamento e dois pontos atrás do Botafogo-PB, equipe que abre o G4 da chave.

Na última rodada do primeiro turno, o Manaus receberá o Paysandu no próximo domingo (25), às 16h, na Arena da Amazônia, enquanto que o Ferroviário enfrenta o Floresta-CE no sábado (24), às 17h (horário de Brasília), no estádio Vovozão.
 
Primeiro tempo



O Ferroviário foi mais ativo no ataque e trabalhou a posse de bola no setor defensivo do Manaus, que em contrapartida - influenciado pela sua postura defensiva -, tentava usar a velocidade pelas laterais com João Diogo pelo lado esquerdo e as subidas do lateral Edvan pela direita, já que o meia Douglas Lima se posicionava mais centralizado.

Aos 11, na primeira finalização em direção ao gol, Diego Viana bateu falta na entrada da área e Renan Rocha caiu para fazer a defesa. Dois minutos depois, Gabriel Silva arriscou do meio da rua e a bola saiu por cima, sem riscos para o arqueiro do Gavião do Norte. Insistindo neste quesito, aos 21, de novo o atleta do Ferrão achou espaço e chutou de longe, mas desta vez, a bola bateu na rede lateral, pelo lado de fora.

Foto: Xandy Rodrigues/Manaus FC

Com 24 minutos, após tanto tentar os chutes de longa distância, o Ferroviário chegou ao primeiro gol. Reinaldo ajeitou na perna direita, chutou forte e a bola pegou um efeito, batendo na trave direita de Renan Rocha antes de morrer no fundo das redes. Sem espaço em seu setor de criação, o Manaus pouco fazia para chegar com organização e municiar os atacantes João Diogo e Diego Rosa. Desta forma, o time da casa teve liberdade para protagonizar todos os lances de perigo da primeira etapa.

Aos 37, Diego Viana tocou para Reinaldo por trás da defesa, dentro da grande área. O jogador infiltrou com velocidade e chutou, mas Renan Rocha fechou o ângulo e defendeu bem, evitando o segundo gol do Ferroviário.
 
Segundo tempo

Com as entradas de Philip e Anderson Paraíba, o Manaus começou o segundo tempo com mais presença ofensiva. Tanto que aos 7, os dois jogadores que vieram do banco protagonizaram a primeira jogada do Gavião que resultou em finalização. Philip caiu pelo lado direito e tocou na entrada da área para Paraíba, que puxou para a perna direita, limpando a marcação, mas o chute saiu por cima do gol.

Aos 15, com a mudança de postura, o Ferroviário teve mais dificuldades e não conseguiu achar os espaços que tinha no primeiro tempo. O técnico Marcelo Martelotte promoveu a entrada de Igor e Rafhael Lucas, se desfazendo do esquema com três zagueiros para tentar o gol de empate. Com 19 minutos no relógio, após pegar sobra de triangulação pelo lado esquerdo para o centro, Gilson Alves chutou de perna esquerda da entrada da área. A bola passou perto do gol, mas saiu pela linha de fundo. 

Aos 26, em contra-ataque rápido, Rafhael Lucas tocou em profundidade para Philip, que pegou na perna direita, puxou pro meio e chutou. A bola foi travada pela defesa do Ferrão, antes de ser afastada da grande área. Aos 39, Thiago Aperibé recebe bola que veio do lado direito do ataque e chutou de fora da área, mas ela saiu pela linha de fundo, sendo esta a primeira finalização do time da casa no segundo tempo. Com 42, Rafhael Lucas tabelou com Anderson Paraíba e chutou forte, mas Rafael - goleiro campeão amazonense com o Manaus em 2021 - fez a defesa e evitou o gol de empate do Gavião. 
 
Chances perdidas

Perto dos acréscimos, aos 44, Dudu achou passe para Augusto, que ficou de frente com Renan Rocha, mas o goleiro esmeraldino cresceu no lance e evitou que o jogador do Ferroviário ampliasse no Vovozão. Aos 46, com o jogo completamente aberto, Augusto tem nova oportunidade, ficando novamente de frente com Renan, mas acabou tentando o passe para o meio da área e desperdiçou mais uma chance para o Ferrão, que acabou não precisando dos lances, pois o placar permaneceu com triunfo do time da casa.

Ficha Técnica

Ferroviário 1 x 0 Manaus (8ª rodada do Campeonato Brasileiro - Série C)
Local: Vovozão
Data: 18 de julho de 2021, domingo
Horário: 17h00
Árbitro: Ilbert Estevam da Silva (SP)
Gols: Reinaldo (24'/1T)

Ferroviário: Rafael Pitanga; Lázaro (Berguinho), Vitão, Richardson e Emerson; Wesley Dias, Emerson Souza, Diego Viana (Dudu) e Reinaldo (Roni); Gabriel Silva (Augusto) e Edson Cariús (Thiago Aperibé).
Técnico: Francisco Diá

Manaus: Renan Rocha; Edvan (Philip), Marcelo Augusto (Igor), Marcão, Thiago Spice e Dudu Mandai; Vinícius Barba, Gilson Alves (Gabriel Davis) e Douglas Lima (Anderson Paraíba); João Diogo e Diego Rosa (Rafhael Lucas)
Técnico: Marcelo Martelotte

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.