Publicidade
Esportes
Craque

Manaus recebe Circuito Mundial Amazônico de Tênis de Mesa e conta com astros do esporte

O evento é uma realização da Federação de Tênis de Mesa do Amazonas (FTMA), e Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (Cbtm). 15/07/2013 às 22:30
Show 1
Astros da modalidade estarão em Manaus
acritica.com Manaus (AM)

Durante toda esta semana (de 17 a 21), Manaus recebe o Circuito Mundial Amazônico de Tênis de Mesa, evento que reúne as duas competições mais importantes da modalidade: A Copa Brasil e a Copa Latina Americana. A programação do Circuito é extensa e já começa nesta quarta-feira, 17, com uma coletiva de imprensa, às 14h, na plenária do Studio 5, que vai contar com a presença ilustre dos atletas da seleção brasileira Cazuo Matsumoto, Gustavo Tsuboi, Hugo Calderano, Victor Ishiy, Israel Barreto e Mário Costa.

Outro atleta que vai abrilhantar a competição, mas que dessa vez não vai atuar, mas sim comandar a equipe feminina pela Copa Latina, é o recordista em medalhas da modalidade em Jogos Pan-Americanos, com dez no total, Hugo Hoyama.  

O presidente da FTMA, André Galvão, comemora a vinda do Circuito novamente para Manaus, e destaca que o evento este ano já supera o realizado em 2011. “Quando o Circuito veio em 2011 ele envolvia a Copa Brasil e o Ibero-Americano da modalidade e o evento foi uma prévia para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, que aconteciam na época. Entretanto, o número de participantes foi inferior. Este ano vamos reunir mais de 400 atletas e as disputas serão muito mais acirradas. Quem for assistir, vai se surpreender”,afirmou Galvão. 

Ainda de acordo com o gestor da Federação,  a seleção brasileira irá visitar  quinta-feira, 18, às 10h, a Escola Municipal Candido Honorio, localizada na Alvorada. Lá, os alunos poderão ficar cara a cara com seus ídolos e os corajosos poderão "brincar" com os mais experientes.  

Amazonenses na Copa Latina

A Copa Latina Americana vai reunir atletas da Argetina, Venezuela, Colômbia e Brasil. A abertura do evento, onde todos os atletas desfilarão com suas respectivas bandeiras na Plenária do Studio 5, está marcada para sexta-feira (19), às 18h. As disputam começam logo em seguida, às 19h.

Além de receber Copa, o Amazonas terá dois atletas da terra fazendo parte da seleção canarinho: Mário Costa e Israel Barreto. Com 22 anos de carreira, esta é a sexta vez que Mário Costa é convocado para a Copa, e a segunda que vai disputar o evento em Manaus. A primeira foi em 2011.

“Eu atuei na  Copa defendendo a seleção brasileira em 1996, 1999, 2000, 2006 2011, esta última o evento também foi em Manaus. E apesar de já ter sido chamado outras vezes, é sempre uma emoção muito grande ver meu nome na lista e do lado de atletas tão importantes. Estou muito feliz”, comentou Mário, que faturou o primeiro lugar da Copa em 2000, por equipe; e em 2006, pela categoria individual.


A Copa Latina segue até sábado (20).  As semifinais iniciarão às 18h30, no Salão de Vidro do Studio 5,  e a premiação será às 21h.

325 atletas na briga pela Copa Brasil

A Copa Brasil de Tênis de Mesa terá início quinta-feira (18), às 8h e seguirá até às 21h, no Studio 5. Na eliminatória simples participam um total de 325 atletas, sendo 248 olímpicos e 77 paraolímpicos, de 18 estados e 48 clubes.

Quem passar pela “peneira” quinta-feira ganhará vaga para disputar sexta-feira (19), das 08 às 21h, a segunda fase da competição. Neste dia atuarão somente as categorias Pré-Mirim, Infantil, Juventude, Sênior e Absoluto A, B e C. No sábado (20), será a vez da classe Paralímpica e Veteranos entrar em ação, das 08 às 21h.


No domingo (21), os mesatenistas que sobreviverem a Copa, finalmente disputarão a final das categorias Olímpicas e Paraolímpicas, das 08h ao meio-dia, no Studio 5. A premiação oficial está marcada para às 13h.

“Em casa” e contando com o apoio da torcida manauara, Amanda Marques terá a oportunidade de batalhar pela categoria absoluto A na Copa Brasil. Por isso, a mesatenista promete fazer bonito e deixar os torcedores da terra orgulhosos. “As minhas expectativas são as melhores, treinei bastante e agora espero colocar em prática tudo aquilo que foi treinado. Se Deus quiser, vou conquistar essa medalha para o Amazonas”, comentou Amanda.

 

Publicidade
Publicidade