Publicidade
Esportes
Craque

Manaus sedia 1º simpósio da Anatorg sobre segurança com torcidas organizadas do Estado

O evento pretende estreitar a relação entre os torcedores de todos os clubes rivais do Amazonas, inclusive de fora do Estado. O encontro também vai discutir a segurança nos jogos antes, durante e depois das partidas 25/02/2015 às 10:22
Show 1
Anatorg foi fundada em dezembro do ano passado e fará simpósio em Manaus com as torcidas organizadas de todo o Estado.
ACRITICA.COM Manaus (AM)

A capital amazonense receberá na próxima sexta-feira (27) o 1º Simpósio da Anatorg Manaus 2015. O evento organizado pela Associação Nacional das Torcidas Organizadas (Anatorg) em conjunto com o Ministérios do Esportes será realizado na Sala VIP da Arena Amadeu Teixeira, na Zona Centro-Oeste da cidade. O encontro pretende discutir, junto as autoridades ligadas ao esportes, medidas de segurança nos eventos esportivos no Estado.

O simpósio deve reunir os líderes das torcidas organizadas dos clubes locais e nacionais para debate. Entre os assuntos que serão discutidos estão as medidas de segurança e planejamentos, diálogos de paz e aproximação das organizações de futebol do Estado com o cenário nacional. O encontro terá a participação do poder público local, além de representantes do Ministério dos Esportes.

Lavor Neto, presidente de uma das organizadas do Flamengo em Manaus, é um dos organizadores e idealizados do evento. “Nossa intenção é discutir as medidas de segurança em relação aos eventos esportivos em Manaus. Assim como as formas punitivas para aqueles que não se comportarem nos estádios. A polícia também tem um papel importante no encontro, pois, é a responsável pela seguranças de todos”, explicou.

Finalidades do simpósio

-Apresentação da Comissão Nacional de Segurança de Espetáculos Esportivos (Consegue) e seus objetivos.

-Apresentação das câmaras temáticas da Consegue.

-Apresentação da Anatorg às torcidas locais.

-Estreitamento e abertura de diálogos entre torcidas e o Poder Público local e Poder Público Federal.

-Inserção das torcidas de Manaus no cenário nacional de projetos e diálogos das torcidas do Brasil.

-Visita técnica local nos estádios, clubes, torcidas e policiamento.

-Levantamento e pesquisa sobre o futebol local com troca de experiência entre clubes, torcidas e Polícia Militar (PM).

Entre as autoridades que confirmaram presença no encontro estão membros do Ministério Público do Estado (MPE) e o secretário executivo adjunto de Segurança para Grandes Eventos (Seasge), coronel Dan Câmara. Assim como o Helvéquio Eustáquio de Araújo, membro da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, e André Azevedo, presidente da Anatorg. O encontro tem o apoio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel) e da Fundação Vila Olímpica (FVO). 

Carta de Manaus

Ao final do encontro será produzido um documento intitulado Carta de Manaus com assinatura de todos que enganjarem com esta iniciativa. A organização do evento espera que pelo menos dois membros de cada torcida organizada do Amazonas compareçam ao simpósio. Lembrando que assim que se encerrar a reunião, a diretoria da Anatorg fará uma exposição de motivos a todos presidentes de torcida organizada de forma reservada.

Roteiro do simpósio

Data: dia 27 de fevereiro de 2015 (sexta-feira)

Local: Sala VIP da Arena Amadeu Teixeira, na Zona Centro-Oeste da capital

Credenciamento: das 12h30 às 13h30

Início do evento:  14h e às 15h30 leitura da Carta de Manaus

Encerramento: 16h30

Maiores informações: (92)  98192-6718 (Lavor Neto)


Publicidade
Publicidade