Publicidade
Esportes
Feras da natação

Manaus sedia o Troféu Leônidas Marques e Maratona Aquática no fim de semana

Clube do Trabalhador do SESI e praia da Ponta Negra serão os palcos das competições que irão agitar as águas e nadadores do Norte do Brasil em Manaus 17/05/2016 às 12:30
Show 0cfdf674 3fd5 455d ba83 0ef79dd518a7
170 atletas de 14 clubes, representando quatro estados da região Norte caíram na água este final de semana em Manaus.
ACritica.com Manaus (AM)

O Parque Aquático do Clube do Trabalhador do Amazonas/SESI recebe a partir desta sexta-feira (20) competições simultâneas de natação que se estenderão por todo o final de semana. Cerca de 170 nadadores de todas as categorias cairão na água para as disputas do XXII Torneio Norte de Natação, a Copa Amazônia, Troféu Leônidas e ainda a Maratona Aquática.

Serão atletas de quatro estados do País distribuídos em 14 clubes. A disputa do Torneio Norte da modalidade contará com as seguintes categorias: Infantil I e II, Juvenil I e II, Junior e Senior.

Eles disputam nas categorias infantil (13 e 14 anos), juvenil (15 e 16), Júnior (17 e 18 anos) e Senior (a partir de 19 anos). O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), juntamente com a Federação Amazonense de Desportos Aquáticos (FADA), e conta com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e do Clube do Trabalhador do Amazonas/SESI.

A competição contará com cinco clubes do Amazonas, outros cinco do Pará, dois do estado de Rondônia e outros dois de Roraima. O Presidente Vitor Façanha, o Botinho, agradeceu ao Clube do Trabalhador do Amazonas/SESI, pela parceria realizada este ano e pelo apoio que o mesmo tem dado cedendo o espaço para a realização da competição, considerada de grande porte em nível regional.

O Presidente ressalta que o apoio do Clube do Trabalhador do Amazonas e do Governo do Estado ao evento norte de natação contribui para fomentar novos talentos. “O Amazonas tem sido um celeiro de talentos na natação. Tendo o apoio necessário, podemos esperar que novos talentos na modalidade possam surgir”, frisou Botinho.

O Troféu Leônidas Marques termina no sábado (21), e tem como coordenador do evento o Prof. Sergio Silva, árbitro oficial da CBDA e da Federação Internacional de Natação (FINA). A competição integra o calendário oficial da entidade e reúne clubes da Amazônia Legal.

Maratona Aquática

Incluso no regulamento geral do Calendário da CBDA, após a realização do Troféu Leônidas Marques na piscina do SESI, a Federação realiza no domingo dia (22) a 1ª Etapa do Circuito Norte/Nordeste de Maratonas Aquáticas (Troféu Waldir de Oliveira), que será realizada na Praia da Ponta Negra a partir das 8h.

As inscrições para o evento foram prorrogadas até esta quarta-feira (18) por meio do sistema on-line de inscrições para atletas confederados e para atletas não-confederados. Os registros também podem ser feitos na Aquática Amazonas, na avenida Darcy Vargas, próximo ao Detran/Am e na FADA, situada na Arena Amadeu Teixeira, na Zona Centro-Oeste da cidade, das 8h às 12h.

A FADA conta com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, através da SEJEL, Exército 1º Bis, Capitania dos Portos, Água Crim, Prefeitura de Manaus (Implurb), Hospital Santa Julia.

Confira a programação do evento:

sexta-feira (20) :

Às 07:30h – Aquecimento

Às 08:45h – Solenidade Inaugural com desfile das delegações.

Às 09:00h – Início da 1ª Etapa

Às 14:30h – Aquecimento

Às 16:00h – Início da 2ª Etapa

 

Sábado (21):

Às 07:30h – Aquecimento

Às 09:00h – Início da 3ª Etapa

Às 14:00h – Aquecimento

Às 16:00h – Início da 4ª Etapa e premiação dos clubes vencedores

 

Domingo (22) Maratona Aquática:

Á partir das 8h na Praia da Ponta Negra

Publicidade
Publicidade