Segunda-feira, 22 de Abril de 2019
publicidade
1.jpg
publicidade
publicidade

Craque

Manaus será palco do Festival das Águas, com ultramaratona no rio Negro

A Maratona que será no dia 2 de maio reunirá atletas de vários países e será um evento para toda a família


14/04/2015 às 21:55

Manaus está dentro da maior bacia hidrográfica do mundo e quer que suas águas se tornem roteiro mundial de ultramaratonistas do mundo inteiro. E a largada para isso acontecerá no dia 2 de maio, na praia da Ponta Negra com o Festival das Águas, cuja principal prova é a Rio Negro Challenge, uma ultramaratona de 30 quilômetros nas águas do Rio Negro, que sairá da praia de Açutuba, Iranduba e terminará na praia da Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus.

Além da ultramaratona, que além de atletas brasileiros, terá competidores de Argentina, Estados Unidos e Espanha, o evento contará duas maratonas aquáticas - uma de 1, 5 e outra de 3 km- e uma prova de Stand Up Paddle, o SUP Day, de 1,5km, na praia da Ponta Negra.

De acordo com o organizador do evento, Aristóteles Almeida Neto o evento pretende juntar cultura, turismo e esporte.

“Essa Rio Negro Challenge, de 30K, fica debaixo de um guarda-chuva, que é o Festival das Águas, que ocorre exatamente para a gente agregar cultura, o turismo e o esporte. Criamos o Festival, que são essas duas provas de 1,5 e 3km e a Ultramaratona de 30k, após essa prova teremos o Sup Day ficarão liberadas as pranchas, isso tudo embalado no boi-bumbá, em boa música e além disso terá arquibancadas,telões. A praia da Ponta Negra ficará muito bonita com essa estrutura”, disse.

Um dos participantes é o ultramaratonista Samir Barel, de São Paulo. O atleta já nadou na região e disse que não haveria “lugar melhor para representar o Brasil” no circuito internacional. E ele disse que os desafios de uma maratona no meio da Amazônia é o que atrai os atletas. “O calor pesa bastante. A umidade aqui pesa bastante e a água tem uma ph diferente, ela é um pouquinho mais pesada do que as águas que a gente está acostumado a nadar. São umas dificuldades que, na verdade, fazem parte da maratona aquática e é o que atrai os atletas”.

Inscrições

Quem deseja participar das maratonas de 1,5 e 3km, as inscrições podem ser feitas até o dia 26 de abril pelo site assessocor.com.br ou no site do evento (maratonaaquaticaamazonas.com.br). As inscrições custam R$85.

Representante Baré

Entre os maratonistas que irão disputar a ultramaratona de 30Km, está o Amazonense. Jefferson Caldas Mascarenhas, tem 48 anos. Ele é o único amazonense que irá participar da competição. O atleta detém o recorde de atleta mais novo a vencer a prova Almirante Tamandaré, que é a travessia no Rio Negro. Jefferson venceu a prova em 1979, quando tinha 13 anos de idade.

 Apesar de ser da terra e estar acostumado a nadar nos rios amazônicos, Jefferson conta que esse percurso ainda é desconhecido, mas que topou o desafio e que já começou os treinamentos.

 “Uma maratona realmente é uma prova que ela requer além de treinamento, um trabalho psicológico muito grande porque ela é uma prova muito longa, ou seja, é um desafio e eu topei fazer, mas por incrível que pareça, eu também ainda não conheço o percurso”.

O que é: Festival das Águas

Quando:2 de maio. A largada da Ultramaratona Rio Negro Challenge acontece às 7h30

Onde:Praia da Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus

Inscrições: www.assessocor.com.br ou maratonaaquaticaamazonas.com.br

Valor: R$85


publicidade
publicidade
Handebol: Rio Negro Feminino vence a terceira seguida e se mantém invicto na competição
TJD-AM julga impugnação de partida que pode mudar rumos do Barezão
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.