Publicidade
Esportes
TEMPORADA AGITADA

Manaus será rota nacional e internacional do esporte em 2018

Competições de altíssimo nível tomarão conta do cenário esportivo na capital amazonense a partir deste ano! 09/01/2018 às 15:27 - Atualizado em 09/01/2018 às 16:11
Show 16265783 1107981172664854 1598779243993572545 n
As corridas de rua serão destaque no Amazonas, com alguns eventos de longa distância e até no meio da floresta. (Foto: Robson Britto/ Evandro Seixas e divulgação)
Jéssica Santos Manaus (AM)

São muitas modalidades, portanto, muitos eventos esportivos previstos para 2018 em Manaus. Mesmo sem muitos recursos, federações e empresas privadas prometem se movimentar para não deixar o esporte parar. Das corridas pedestres à ginástica, do judô às maratonas aquáticas, eventos de âmbito nacional estão por vir e, em várias modalidades, competições aguardadas irão fazer parte do calendário dos amazonenses.

Na água e na terra

Para os maratonistas aquáticos, uma ótima notícia. Manaus continuará tendo o Rio Negro Challenge, prova considerada pela revista Swim Channel como uma das melhores realizadas em águas abertas, no Brasil. “Esperamos fazer duas etapas do Rio Negro Challenge, a primeira no dia 29 de abril, e a segunda, no dia 2 de dezembro. A prova será numa distância longa e inédita, 18 km entre a Praia do Tupé e a Ponta Negra, em categoria solo e revezamento, além das provas menores, e a segunda etapa, no fim do ano, será mantida com a Travessia Almirante Tamandaré e demais provas para crianças e adultos”, anuncia Pierre Gadelha, realizador do evento.

As águas do Amazonas estarão agitadas com belas provas de águas abertas, e em terra firme não será diferente. Isso porque Manaus terá a sua primeira maratona oficial. A Maratona de Manaus está marcada para acontecer no início de setembro, com largada às 5h da manhã.

“Temos a longa distância como um item que eleva o nível técnico das equipes de corrida, e são eventos que atraem atletas do Brasil e do mundo”, afirma James Júnior, realizador do evento. A maratona terá início no bairro de São Vicente, o primeiro de Manaus, perto do Paço Municipal, passando pelo Centro até chegar nas grandes retas: Maceió, Darcy Vargas, Djalma Batista, Pedro Teixeira, avenida do Turismo, até finalizar na Ponta Negra. “A prova vai acontecer no feriado prolongado da Elevação do Amazonas à Categoria de Província, e vai contar um pouco dessa história, passando por todos os monumentos históricos que foram construídos após esse momento”, garante James, afirmando que a prova será lançada na próxima semana.

Manaus também terá, em outubro, uma ultramaratona dentro da selva amazônica: a Ultra Trail Amazônica, com trajetos de 30, 60 e até 100 km para serem executados em três dias. A largada e chegada da prova será dentro de uma aldeia indígena. “Além da experiência com a trilha e a corrida em si, os atletas terão contato com uma reserva indígena na floresta, então, será interessante até porque a prova atrai muitos atletas estrangeiros”, afirma James Júnior.

Se a Maratona de Manaus será uma novidade, a Meia Maratona de Manaus Jovem Pan é uma prova aguardada pelos amazonenses, e vai acontecer novamente no dia 24 de outubro, dia do aniversário de Manaus, também passeando pelos principais pontos do Centro Histórico da cidade.

Lutas em destaque no AM

No judô, outra ótima notícia. Manaus vai sediar o Campeonato Brasileiro Região 1, nos dias 21 e 22 de abril, na Arena Amadeu Teixeira. A competição vai contar com a participação dos Estados do Amazonas, Roraima, Ceará, Piauí, Pará, Amapá e Maranhão, que servirá como seletiva para o Campeonato Brasileiro Sub-13, Sub-15, Sub-18, Sub-21 e sênior masculino e feminino.

O karatê também terá seu campeonato. “Teremos o Open Nacional. Esse evento acontece todo ano no Estado, ano passado foi um sucesso, e estamos aguardando o calendário nacional para definir a data deste ano. Além disso, queremos trazer o importante Campeonato Pan-americano. Alguns querem levar para o Rio, mas o vice-presidente da Confederação quer trazer para Manaus, e temos uma estrutura maravilhosa para receber o evento, mas dependeremos do total apoio do Estado e município”, destaca o presidente da federação, Washington Melo.

Futebol americano

E 2018 será o ano das novidades no Futebol Americano. Montefusco, presidente da Federação do Amazonas, disse que este ano o campeonato amazonense da modalidade será disputado logo no primeiro semestre do ano, mas a mudança será por uma ótima causa.

“Fizemos um excelente planejamento, e este ano cinco equipes vão participar da Liga Nacional, em agosto, disputando as etapas no Amazonas e no Pará e, possivelmente, chegarão às oitavas-de-final. Com isso, fizemos uma readequação do nosso Estadual, que vai ser de março a junho. No segundo semestre, teremos o campeonato sub-19, categoria de base. São novidades muito boa pra gente”, resumiu Montefusco.

Publicidade
Publicidade