Publicidade
Esportes
Craque

Manaus volta a fazer parte do roteiro nacional do skate

Pela primeira vez em 10 anos, cidade recebe etapa do Circuito Brasileiro de Street Skate, na Ponta Negra, com a presença do campeão mundial Kelvis Hoefler 21/11/2013 às 09:02
Show 1
Atletas estão empolgados com o evento, que fecha o calendário do skate brasileiro no ano
Lorenna Serrão Manaus, AM

Após 10 anos, o Amazonas voltará a receber uma etapa do Circuito Brasileiro de Street Skate Profissional. Neste fim de semana os maiores skatistas do País estarão reunidos na Ponta Negra, Zona Oeste, para participar da última fase da competição nacional. O evento também marcará a reinauguração do Skatepark Ponta Negra– que desativado desde 2011 por conta da revitalização na área, por pouco não foi demolido.

A inauguração oficial do Skatepark, considerado um dos melhores do Brasil, vai acontecer no sábado, a partir das 18h. Mas a pista estará aberta desde a sexta-feira para treino e credenciamento dos atletas. No domingo, o desafio dos amadores, às 17h, abrirá a última noite do evento. A final do circuito está prevista para começar às 19h.

“A Prefeitura de Manaus nos fez a proposta de realizar uma etapa do circuito na cidade. E como a pista da Ponta Negra é muito boa, nós tínhamos essa vontade de realizar outro evento aqui (Manaus recebeu uma etapa do Circuito Brasileiro pela primeira vez em 2003) e por isso resolvemos abraçar essa ideia”, disse Marcelo Santos, presidente da Confederação Brasileira de Skate (CBSK).

“Nosso calendário já estava praticamente fechado, mas por conta da reinauguração do Skatepark decidimos colocar mais uma etapa e realizá-la em Manaus”, completou Santos.

Com mais de 20 feras do skate nacional, o Amazonas também terá um representante de peso no Circuito Brasileiro. Vitor Sagaz, de 35 anos e 26 de carreira, irá participar da categoria Pro (Principal).

“Apesar de não ter participado das outras etapas do Circuito, Vitor é um grande skatista e tenho certeza de que vai fazer uma excelente apresentação no domingo”, afirmou Ney Metal, presidente da Federação Amazonense de Skate. Sobre a reinauguração do Skatepark, Metal disse que durante esses dois anos, os amazonenses não deixaram de praticar skate.

“Manaus possui outras pistas de skate como a do Mutirão e da Compensa, locais onde os skatistas se reúnem para treinar. Mas é claro que é muito bom ter o Skatepark de volta. Acredito que com essa pista o nível dos amazonenses vai melhorar bastante, afinal ela é uma das melhores do Brasil”, pontuou o presidente.

Presença confirmada
Kelvis Hoefler, que se tornou o tricampeão mundial este ano e é um dos grandes favoritos a conquistar o título do Brasileiro, tem presença confirmada no evento. Das quatros etapas já realizadas, ele venceu três e soma 3.950 pontos. Danilo de Rosário, vem logo atrás, com 3.665.

“Quanto à liderança do ranking pelo campeonato, temos na ponta o Kelvin Hoefler, que é o grande favorito e o homem a ser vencido. Ele é atualmente o campeão mundial desta temporada. O Danilo do Rosário, que é de Curitiba, está em segundo lugar e ainda tem chance de levar o título, mas ele vai ter que trabalhar muito pra isso, andar muito de skate e torcer para que o Kelvin não mantenha o nível que ele vem apresentando há meses”, comentou o presidente da CBSK, Marcelo Santos.

A quinta etapa do Circuito Brasileiro terá a maior premiação já vista em torneios nacionais, avaliada em R$ 80 mil reais.

Publicidade
Publicidade