Sábado, 20 de Abril de 2019
publicidade
1.png
publicidade
publicidade

Movimento pró-pedaleiros

Manifesto marca apoio aos defensores do uso da bicicleta em Manaus

Grupos de defensores das bikers reúnem nesta quinta-feira(25) na cabeceira da Ponte Rio Negro para passeio


25/04/2013 às 14:37

O primeiro manifesto de apoio governamental ao Movimento Pedala Amazonas acontece nesta quinta-feira(25), às 19h, com um passeio que começa na cabeceira da Ponte Rio Negro e vai até o quilômetro 6 da AM-070 (Manaus/Manacapuru), onde há um posto de fiscalização de trânsito da PM.

A concentração está marcada às 18h40, na cabeceira da ponte e deve reunir vários grupos que defendem a bicicleta com veículo alternativo e ecológico, a exemplo do Pedala Manaus, Guarabike, Tambike, Jarabike, Bolando Ciclismo, dentre outros.

A ação pública terá apoio do Detran-AM, da Ouvidoria do Estado e da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). No trajeto haverá ciclofaixas viabilizadas pelo Detran e batedores da Polícia Militar acompanhando os participantes.

Coordenador do Pelada Amazonas, o turismólogo, Jordan Fonseca, 53, atleta recente do pedal, chama a atenção para o objetivo da iniciativa, que é usar a bicicleta como meio de transporte para o trabalho, entretenimento, lazer, contemplação turística, com apelo ecológico e intenção de saúde.

“Em três meses eu perdi 13 quilos. Mas além de pedalar eu deixei de tomar refrigerantes, e mudei alguns hábitos alimentares. Ganhei em saúde e qualidade de vida”, revela o coordenador, cujo objetivo é criar núcleos do movimento nos 62 municípios do Amazonas. “Esse movimento tem que ganhar todo o Estado, porque ele envolve a conscientização da educação para o trânsito. Temos que multiplicar que os outros meios de condução andem em sintonia com o ciclista”, observa o praticante.

O ato público também abre contagem regressiva para o movimento nacional denominado “A Hora do Ciclista”, programado para o dia 1º de maio entre 9h e 10h (em Manaus) na avenida Djalma Batista. Jordan destaca a a preocupação da iniciativa privada e do Poder Público com a questão do respeito ao ciclista e aponta a criação de uma comissão permanente no Detran para discutir políticas e ações em prol dos “pedaleiros” como a abertura de uma trilha definitiva em defesa do movimento. “Essa comissão vai viabilizar ciclovias e ciclofaixas não apenas na capital, mas no interior, bem como discutir campanhas em defesa da causa”. Jordan afirma que a midia deve ser aliada no processo de conscientização.

publicidade
publicidade
Educador indígena da rede estadual lança livro sobre a vida Munduruku
Curiosidade: nos primeiros anos, jornal A Crítica foi ‘onzeorino’
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.