Publicidade
Esportes
Craque

Maratona na Vila: Manaus sedia Desafio Por Equipes de Futebol de Mesa neste sábado (28)

A competição, que será realizada no auditório da Vila Olímpica de Manaus, será a primeira no Estado envolvendo cinco equipes. Um prato cheio para os amantes do esporte que vem ganhando mais adeptos a cada dia na cidade 27/11/2015 às 17:33
Show 1
Auditório da Vila Olímpica sedia Desafio de Futebol de Botão neste sábado (28).
Denir Simplício Manaus (AM)

Concentração, paciência, táticas, técnicas e muito, mas muito preparo físico é o que os atletas do Desafio Por Equipes de Futebol de Mesa terão de encarar neste sábado (28), a partir das 8h, na Vila Olímpica de Manaus, na Zona Centro-Oeste da capital. O campeonato é organizado pela Associação Manauara de Futebol de Mesa (AMFM) e traz uma novidade no formato da competição. Além da habilidade dos jogadores, os praticantes da modalidade terão de estar com a forma física em dia para suportar mais de oito horas seguidas de jogos até a conquista do título.

São cinco equipes, que obrigatoriamente terão de contar com no mínimo quatro atletas para a disputa, mas o limite de jogadores reservas é livre. Serão 16 rodadas de partidas simultâneas, onde cada atletas terá de entrar em campo 16 vezes enfrentando os titulares de todas os times adversários.

Cada jogo tem 20 minutos de duração divididos em dois tempos de dez cada, com intervalo de pouco mais de dois para mudança de campo. O tempo de descanso dos atletas de um confronto para o outro é de apenas cinco minutos. O que deverá deixar os competidores totalmente extenuados ao término do torneio. O Desafio de Futmesa será na regra dos 12 toques - a mesma regra usada nas competições nacionais.   

Torneio intermunicipal e preparação 

Em campo, ou melhor nas mesas, o Desafio de Futebol de Mesa contará até com equipe vinda de outro município. É o caso do time de Futmesa (como também é chamado o futebol de mesa) do Penarol, de Itacoatiara (distante 176 quilômetros da capital), que desembarcou em Manaus nesta sexta-feira (26) preparada para o duelo com os esquadrões manauaras.


Além dos jogadores do Leão da Velha Serpa, o Desafio de Futebol de Mesa contará com as participações das equipes Banca Forte, Budweiser, Jocamar/Rio Negro, Penarol e Vermes. E claro, todos os times se prepararam como nunca para erguer o troféu ao final da maratona de futebol de mesa. É o caso de Ulisses Monteiro, 34 anos, um dos maiores craques do futmesa do Estado.

“Eu acordo às 6h e meia hora depois eu já estou treinando chutes a gol. Na hora do almoço, eu faço treino tático com chute a gol e passes, e a noite eu faço um coletivo. Então faço isso três vezes na semana, nos outros dias em procuro caminhar, relaxar, dou um tempo no futmesa pra deixar a cabeça leve pra competir e me dar bem na competição”, explicou Ulisses.

O Desafio  

O diretor-técnico da AMFM, Cleber Farias, que também estará na disputa, explicou que o torneio deste sábado deve se tornar parte do calendário da Associação junto ao Circuito Manauara de Futebol de Mesa.

“Torneio de sábado é o primeiro com cinco equipes, já tivemos um de uma equipe contra outra. O segundo desafio foi com três equipes e esse será o terceiro, mas que na verdade será o primeiro que realmente vai envolver quase todos os botonistas da AMFM”, comentou o dirigente, apontando que a competição contará com grande parte dos atletas filiados.


No domingo (29), acontece a penúltima etapa de 2015 do circuito de Futmesa local. Divididos nas séries Platina, Ouro, Prata e Bronze, o torneio é classificatório e serve como acesso para os atletas alcançarem as divisões superiores dentro da Associação.

Apoio

A Associação Manauara de Futebol de Mesa tem recebido apoio fundamental de algumas entidades e patrocinadores que estão ajudando a difundir o esporte ainda mais no Estado, são eles: Governo do Estado do Amazonas, Secretaria de Estado de Juventude Esporte e Lazer (Sejel), Secretaria de Educação (Seduc), Fundação Vila Olímpica (FVO), Prefeitura de Manaus, Semmasdh, Edmilson Lanches e HC Transportes.



Publicidade
Publicidade