Quarta-feira, 22 de Setembro de 2021
INSPIRAÇÃO

Medalhas de jovens fenômenos do skate brasileiro criam esperança para a modalidade no Amazonas

Professor que coordena projeto de skate para crianças e adolescentes espera que medalhas possam melhorar cenário da modalidade no Amazonas



185e6384-1d04-4250-8ec1-011d8962cc40_7840E2A4-4F47-4D5F-86C6-F6C04B69D8C7.jpg Foto: Phil Limma/Freelancer (centro) e Reprodução
26/07/2021 às 18:20

Nas primeiras horas da madrugada de domingo e de segunda-feira, milhares de brasileiros vibraram ao ver Kelvin Hoefler e Rayssa Leal, respectivamente, conquistarem duas medalha de prata nas pistas de Tóquio. A conquista não apenas emocionou muita gente que nem conhecia o esporte, ela trouxe esperança para quem, no dia a dia, luta por mais incentivo e visibilidade para a modalidade, que fez a sua estreia no programa olímpico, em 2021.

Uma dessas pessoas é Ney Maciel, mais conhecido como 'Ney Metal', que é skatista e toca projetos que ensinam a modalidade para crianças e adolescentes. O projeto 'Skate Terapia' foi criado com o nome de skate pedagógico em 2012, que tem como objetivo desenvolver habilidades motoras em crianças com problemas de ordem neurológica como paralisia cerebral, autistas, além de crianças com comprometimento nas habilidades motoras. Porém, com a troca de gestões nas secretarias de esportes, o projeto parou. Em 2020 ele voltou após ser contemplado pela Lei Aldir Blanc - que prevê incentivos para projetos culturais , mas o edital previa atividades por um mês no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, na zona oeste de Manaus. Com a maior visibilidade do esporte, o professor acredita poder retomar com o projeto.



“Esta medalha representa muito não só pro Kelvin, mas para o Brasil inteiro, onde vários jovens se inspiram nele e acreditam no esporte. E eu creio que com essa medalha as nossas autoridades irão olhar com outros olhos, com mais carinho, para a modalidade”, disse, esperançoso, antes de completar.

LEIA MAIS >>> Após prata de 'Fadinha' no Japão, skatistas de Manaus esperam novos investimentos e aquecimento do mercado

“Aqui em Manaus, o esporte tá desprezado, até o projeto que eu tinha com as crianças, o Skate Terapia foi acabado por questões políticas [perdeu apoio governamental com troca de mandato, em 2019] e era um projeto que deu frutos. Teve pesquisa durante cinco anos embasada no método de movimento corporal do Francisco Rosa Neto [professor de Educação Física, que pesquisa desenvolvimento motor]. Eu fiz uma tabela para quantificar os movimentos corporais com pessoas com deficiência (PCD). E com esse ganho dessa visibilidade como esporte olímpico, nós passamos a crer que o esporte não só cresça nas manobras como também possa ser aderido nas escolas”, disse Ney, que tem livros publicados tanto sobre o projeto quanto sobre as pesquisas como Skate é Arte, a brincadeira faz parte.

Além da visibilidade, o professor diz que espera que o skate possa mudar preconceitos quanto aos praticantes da modalidade, algo que já avançou muito, segundo ele. Mas ainda pode melhorar. 

“Ainda hoje (ontem), quando estava vendendo meus livros de skate, encontrei uma família de São Paulo e apresentei o livro pra eles e quando viram que eu era skatista, disseram que achavam o esporte legal, que tinha uma filha que gostava, mas que ficavam com medo dela se machucar, se quebrar. Querendo ou não sempre vai ter essa barreira, essa cautela. Essa é a maior barreira. Quanto ao preconceito do drogado, do vagabundo, que não tem nada para fazer, a gente viu mudar esse paradigma e esperamos que isso melhore ainda mais”, comentou.

Além da esperança para um futuro promissor no esporte, Ney, enquanto skatista se disse emocionado em ver o esporte que pratica na Tv, mobilizando a torcida de milhares de pessoas.

“Pra mim foi sensacional. Foi uma alegria ver o esporte que a gente ama e luta assim porque a gente corre atrás pra fazer evento, campeonato e às vezes nem consegue patrocinio, mas dava um jeito e conseguia realizar, fazer as coisas acontecerem e isso é prazeiroso”, concluiu.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.