Publicidade
Esportes
JEA'S

Melhores escolas dos Jogos Escolares do Amazonas são premiadas na Arena

As dez escolas que mais pontuaram nos Jogos Escolares foram premiadas com troféus na cerimônia de encerramento do evento 02/08/2017 às 21:11 - Atualizado em 02/08/2017 às 21:58
Show arena
Centro Educacional La Salle foi o grande campeão dos Jogos Escolares, com 257,1 pontos. (Foto: Antônio Lima/ Sejel)
Jéssica Santos Manaus - AM

Os Jogos Escolares do Amazonas foram uma grande festa, e a comemoração se encerrou na manhã de hoje, com a premiação das 10 melhores escolas dos Jogos, na Sala Vip da Arena da Amazônia. Dentre as 280 escolas do Amazonas participantes da 40º edição dos Jogos, o Centro Educacional La Salle sagrou-se o grande campeão, com 257,1 pontos, seguido pelo IV Cmpm – Áurea Pinheiro Braga, com 202 pontos, e pelo Centro Educacional Adalberto Valle, com 100,5 pontos, no total. 

Claudomir Vasconcelos, coordenador do setor de esportes e artes do La salle, enfatizou a razão pela qual o colégio sempre se destaca nos Jogos. “É o fruto de um investimento na prática esportiva. É com muita honra que a gente vem receber esse prêmio, pois a gente sabe dos esforços também das outras escolas. Hoje, dispomos de uma estrutura muito boa para a prática esportiva, e são muitas modalidades em que conseguimos ingressar e ganhar”, ressalta.

Mas ele também lembrou que ganhar por ganhar não basta. “Esse é o fruto de um trabalho da direção, que acredita na prática esportiva como um instrumento de educação, ou seja, não é só vir e ganhar os Jogos, mas tem competir com lealdade, com respeito aos colegas, tanto que a escola não recebeu nenhuma advertência, isto é, os atletas, além de vencerem as competições, se comportaram de forma honrada, representando a escola”, disse Claudomir.

Outra escola vitoriosa é o IV Cmpm, e o professor de educação física Reinaldo Thompson, técnico da equipe vencedora de futsal feminino, explica o motivo disso. “É uma escola pública, e ficamos atrás do La Salle por apenas 55 pontos, e esse resultado se dá, porque o tenente-coronel Guedes é apaixonado por esporte, então temos várias modalidades lá, bedminton, futsal, judô, luta olímpica, atletismo, handebol, e temos o único centro de lutas do Brasil, dentro de uma escola”, disse Thompson.

Mas as conquistas da escola não ficam só nas competições. “É uma das melhores escolas do Amazonas, no 5º ano, somos a segunda melhor do Brasil, e a melhor do Amazonas, pelo Ideb, a quinta melhor do 7º ano, e a sétima do 9º, então, o trabalho não é só esportivo, pega pesado na educação”, disse Thompson.

Como saldo geral dos Jogos, Secretário Estadual de Juventude, Esporte e Lazer, Fabrício Lima, ressaltou a coragem de quem trabalha em prol do esporte. “O fruto do nosso trabalho é esse resultado positivo dos Jogos. E que vocês continuem tendo coragem para encarar as dificuldades, pois temos heróis aqui, que fazem valer improvisando quadras, materiais, mas estão ali”, disse Fabrício.

Publicidade
Publicidade