Quarta-feira, 03 de Junho de 2020
SUPERAÇÃO

Menina de 11 anos escreve livro sobre aprendizados com taekwondo

Jhamilly Dantas dos Santos, de apenas 11 anos, conta a história de Júlia, uma lutadora que em meio a dificuldades consegue se superar e representar o Brasil nos jogos olímpicos



photo_2020-03-30_20-34-19_88839630-8E52-4395-925B-EA9EC806B90B.jpg
30/03/2020 às 20:40

Os livros e o esporte ocupam um papel importante na vida de qualquer pessoa, e na trajetória da Jhamilly Dantas dos Santos, de apenas 11 anos, a importância é ainda mais significativa. Apesar da pouca idade, sobra talento e determinação.

Jhamilly usou seus dons para escrever um livro e contar como a arte marcial coreana taekwondo mudou sua vida e tem sido a fonte de esperança para se tornar uma grande atleta olímpica futuramente.



A iniciativa surgiu na sala de aula da Escola Municipal Nova Vida, localizada no bairro Mauazinho, Zona Leste de Manaus, por meio do projeto “Imaginação na ponta do lápis”.

De acordo com a gestora da escola, Alessandra de Carvalho, o projeto tem o objetivo de incentivar o prazer pela leitura e tornar as crianças verdadeiros escritores.  

“Nesse projeto se aguça a imaginação, não tem um tema específico, vai muito pra vivência da criança e a Jhamilly optou por escrever  sobre a história dela no esporte, na Oela, e com o Taekwondo, então o livro dela foi escrito com base nas experiências dela”, explicou a gestora.

 A menina, que está no 6º ano do Ensino Fundamental, conheceu a modalidade através do projeto Esporte Educacional e Sustentabilidade da Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (Oela) patrocinado pela Petrobrás.

Jhamilly conta que recebeu um panfleto quando estava nas aulas de reforço na escola e pediu para sua avó materna, Paula Marques, 52, fazer sua inscrição para participar.

Por falta de condições financeiras, a menina inicou sem o uniforme ‘Dobok’, mas sempre teve o apoio e encorajamento da família para não desistir.

“Eu comecei a lutar sem o Dobok, e prestava atenção em tudo que o professor ensinava, todos os ensinamentos me deram a ideia para meu livro”, disse a menina.

Um pouco disso foi retratado por Jhamilly nas páginas do livro intitulado ‘Júlia, a lutadora’. Ali, a pequena conta a história de Júlia, que em meio a dificuldade conseguiu superar. A protagonista se torna uma atleta olímpica e representa o Brasil em muitos lugares.

A história é encerrada com chave de ouro quando Júlia se prepara para os jogos olímpicos e ensina uma lição preciosa ao leitor: nenhum sonho é impossível de ser alcançado.  

Atualmente, Jhamilly já coleciona três medalhas, almeja lutar em muitos campeonatos e representar o amazonas no exterior. “Ainda quero lutar muito e conseguir minhas medalhas de ouro” completou a pequena.

Aluna dedicada, Jhamilly contou com ajuda de verdadeiros ‘anjos’ na confecção e produção do livro, inclusive da coordenadora do projeto Esporte Educacional e Sustentabilidade da Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (Oela) Katiussia Souza, que juntamente com as assistentes sociais patrocinaram a impressão do livro.

“O projeto da escola da Jhamilly aderiu que todas as crianças deveriam ter o seu próprio livro, mas para ter o direito ao livro físico era necessário pagar uma quantia e como a família dela é bastante vulnerável financeiramente, eles não tinham essa quantia, então nós nos mobilizamos para doar para ela”, explicou a coordenadora.

O livro da pequena foi lançado em novembro de 2019 na escola Municipal Nova Vida, no bairro Mauazinho, na Zona Leste de Manaus, em uma sessão de autógrafos para professores, familiares e amigos. A edição do livro foi feita pela empresa Estante Mágica.  

A escola Nova Vida é um dos polos de atuação e aplicação do projeto Esporte Educacional e Sustentabilidade, desenvolvida pela Oela.

Por ser patrocinada pela Petrobras, o projeto atua dentro da área de abrangência da Estatal, que contempla, além dos bairros Mauazinho I e II, as comunidades Jardim Mauá, Parque Mauá e Vila da Felicidade, com atividades que vão desde o taekwondo, como também, remo, esportes coletivos e as atividades do psicossocial, atendendo as crianças e jovens no contraturno das atividades escolares e se estende até seus familiares.

News vanessa e6e5e446 0cb4 4a34 a8b3 ae310dd8f36e
Repórter do Manaus Hoje
Manauara / Mãe do Zack / Jornalista / Voluntária no @institutotchibum ... e um montão de coisa aí.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.