Publicidade
Esportes
Craque

Ministérios do Esporte e da Defesa lançam programa ‘Forças do Esporte’ no Amazonas

O município de São Gabriel da Cachoeira agora faz parte dos 132 núcleos de atendimento do projeto, que beneficia mais de 12 mil crianças em todo o Brasil 11/10/2013 às 17:36
Show 1
100 estudantes, das comunidades indígenas baré, tukano e baniwa, serão contemplados com o programa
Lorenna Serrão São Gabriel da Cachoeira (AM)

O Ministério do Esporte em parceria com o Ministério da Defesa lançou hoje em São Gabriel da Cachoeira (a 858 quilômetros de Manaus), o programa "Segundo Tempo: Forças do Esporte", que vai atender 100 estudantes, de 10 e 11 anos, das comunidades indígenas baré, tukano e baniwa.

O lançamento, que contou com a presença do ministro do Esporte Aldo Rebelo, do comandante militar da Amazônia general Villas Bôas, e do secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social Ricardo Cappelli,  aconteceu na 2ª Brigada de Infantaria de Selva do Exército Brasileiro.


Os alunos contemplados saldaram a comitiva e agradeceram pela chegada do programa na linguagem indígena, nos dialetos nhagatú (Baré) e nas línguas tukano e baniwa.

“São Gabriel da Cachoeira é uma cidade que tem um percentual muito grande de indígenas e por isso é uma felicidade poder fazer esse programa aqui. E acho que isso é o reconhecimento da nossa dívida para com as populações indígenas do país. E com o apoio das forças armadas queremos ampliar o programa e levá-lo com mais força para as crianças e para juventude indígena da Amazônia e de todo o Brasil”, comentou o ministro Aldo rebelo.

O programa funcionará de segunda à quinta-feira, no período da tarde. Os alunos serão transportados até a 2ª Brigada de Infantaria de Selva em ônibus cedido pela prefeitura de São Gabriel da Cachoeira e serão recebidos por subtenentes e sargentos.


“Este é um programa que agrega além, do Ministério do Esporte e o Ministério da Defesa, o Governo do Estado do Amazonas e a prefeitura de São Gabriel da Cachoeira. Vai oferecer alternativas para juventude e por isso queremos levar esse programa para outros estados para que os nossos jovens tenham uma vida mais saudável e um futuro promissor”, comentou o general Villas Bôas.

São Gabriel da Cachoeira é o primeiro município do Amazonas a integrar os 132 núcleos de atendimento do programa, onde os alunos contemplados recebem gratuitamente reforço escolar, alimentação, noções de higiene, cidadania e civismo. Além das aulas de futebol de salão, tênis de mesa, basquete, vôlei e corrida de orientação.

Publicidade
Publicidade